Joelho de matar: médico anuncia regeneração da cartilagem

Quem sofre do mal sabe como dor no joelho é ruim. Não tem posição que faça parar. Nem reza ou santo que resolva a situação. Normalmente, a causa é o desgaste do tecido cartilaginoso, que lubrifica a região.

Joelho passa por cirurgia que promete regenerar a cartilagem

Procedimento é feito em cirurgia e envolve técnica revolucionária – Foto: Pexels

Assim, funciona como uma espécie de amortecedor, permitindo a movimentação normal, sem a dor do atrito entre os ossos. O problema, no entanto, é a regeneração desse tecido.

Historicamente, se argumentava que a cartilagem não se regenera. Assim, dores no joelho geralmente seriam para o resto da vida. A solução seria prótese. Mas, eis que surge uma luz no fim do túnel.

Joelho agradece

 

O Dr. Adriano Leonardi, médico ortopedista especializado em cirurgia do joelho diz que “sim, a cartilagem se regenera”!

“A tão sonhada regeneração da cartilagem hoje é possível através da engenharia de tecido. A técnica cirúrgica envolve a criação da microfratura na erosão cartilaginosa. A seguir a membrana de colágeno é moldada e fixada sobre o defeito”, resume o especialista.

Ele explica tudo em vídeo publicado no canal que mantém no Youtube. Mesmo o processo após a cirurgia no joelho. Entre outros cuidados, são 6 semanas de recuperação, sem carga na região. Além de exercício de flexão e extensão, “de acordo com o local trabalhado na articulação”.

Mas vale a pena assistir ao vídeo para ficar por dentro. Aquela dor no joelho pode estar com os dias contados. É medicina!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.