Candidata ao Concurso Nacional Unificado flagra câmera dentro de banheiro de escola no DF

Caso foi no Centro de Ensino Fundamental 8, em Planaltina. Secretaria de Educação disse que equipamento não estava funcionando. Candidata do Concurso Nacional Unificado flagrou câmera em banheiro de escola no DF
Uma candidata ao Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado no domingo (18), flagrou uma câmera de segurança dentro do banheiro da escola pública onde fez a prova, em Brasília. O equipamento estava instalado no teto do banheiro feminino do Centro de Ensino Fundamental 8, em Planaltina (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A mulher, que preferiu não se identificar, conta que só percebeu a câmera quando já estava na cabine do banheiro. O registro foi feito durante o intervalo das provas, quando estava liberado o uso do celular (veja entrevista abaixo).
“No que eu sentei no vaso sanitário, eu olhei pra cima e dei de cara com uma câmera virada exatamente para a cabine onde eu estava. Dava pra ver a câmera completamente, ela toda, focando o ambiente onde eu estava. Eu tive que me vestir rapidamente, fiquei assustada e prontamente falei com as pessoas que estavam na porta”, conta a candidata.
Mulher fala sobre ter visto câmera em banheiro de escola onde fez prova de concurso
Segundo a jovem, as funcionárias da escola afirmaram que a câmera não estava gravando. Em nota, nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Educação confirmou a informação e disse que “a instalação de câmeras tem como objetivo exclusivo a segurança e vigilância das áreas comuns e afirma que não haverá monitoramento em ambientes privativos” (veja íntegra da nota ao final da reportagem).
“Me disseram que a câmera estava desligada, que eu não tinha que me preocupar porque aquela câmera estava ali, mas estava desligada. Meu questionamento foi, se ela tá desligada, por que ela permanece ali, instalada? Qual é o sentido daquela câmera naquele ambiente?”, questiona a candidata.
Segundo a Secretaria de Educação, a direção do CEF 8 reconheceu que a câmera foi instalada no banheiro feminino de forma indevida. Nesta segunda-feira, uma equipe da regional de ensino esteve na escola e retirou o equipamento.
“Eu acredito o seguinte, que se deve haver algum controle com relação ao uso de drogas, brigas. Mas esse controle não deve ser feito por câmeras. Pode ser feito com um funcionário qualificado para acompanhar as crianças e adolescentes, e não uma câmera”, diz a candidata ao concurso.
Veja íntegra da nota da Secretaria de Educação do DF
“A direção do CEF 08 de Planaltina informa que uma câmera foi instalada de forma indevida no banheiro feminino. Assim que o problema foi identificado, uma equipe da Coordenação Regional de Ensino foi ao local e orientou imediatamente a remoção do equipamento. A direção da escola também esclareceu que a câmera não capturava imagens no ambiente privado das cabines dos alunos e não estava funcionando.
A Secretaria de Educação do DF reitera que a instalação de câmeras de segurança tem como objetivo exclusivo a segurança e vigilância das áreas comuns da escola, assegurando que não haverá monitoramento dentro dos ambientes privativos, conforme normativa.
De acordo com o artigo 3º da Lei nº 4.058, de 2007, é vedada a instalação de câmeras de vídeo em banheiros, vestiários e outros locais de reserva de privacidade individual, bem como em salas de aula, salas de professores, secretarias, cantinas e outros ambientes de acesso e uso restrito na escola”.
LEIA TAMBÉM:
TAGUATINGA: Câmeras de segurança em banheiros de escola pública do DF revoltam pais e alunos
CONCURSO NACIONAL UNIFICADO: DF tem a menor taxa de abstenção do Brasil
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.