Fundação Edson Queiroz lança Doe de Coração 2024 em 2 de setembro


A marca da campanha foi criada pela artista cearense Ana Cristina Mendes. A campanha Doe de Coração tem como objetivo contribuir para o aumento no número de transplantes no Ceará
divulgação
A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, lança dia 2 de setembro, em solenidade no Auditório da Biblioteca Central da Unifor, a 22ª edição da campanha Doe de Coração, iniciativa criada em 2003 com o objetivo de estimular a doação de órgãos e tecidos no Ceará. À semelhança de campanhas anteriores, a deste ano constará de ações sociais com a participação de alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor em espaços públicos e de hospitais e instituições parceiras, além de ampla divulgação de informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A ideia da campanha é contribuir para o aumento no número de transplantes no Ceará, beneficiando o maior número possível de pessoas que se encontram nas filas à espera de doação de órgãos.
A Doe de Coração 2024 está sob a coordenação da enfermeira Mônica Studart, professora do curso de Enfermagem e do Mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor. Além de docente, Mônica Studart é enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva (Alta Complexidade em Transplante) e coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
Como já virou tradição desde 2017, um artista plástico cearense é convidado para reestilizar a marca da Doe de Coração, e, assim, contribuir também para a difusão das artes plásticas do Estado. Em 2024, o convite foi aceito pela artista Ana Cristina Mendes, que, coincidentemente, está com exposição no Espaço Cultural Unifor, intitulada “Nascente”, no período de 20 de agosto a 15 de dezembro, dentro do projeto Trajetórias Artísticas Unifor, ao lado de outra artista cearense, Alina Duchrow, que assina a exposiçãon “Teologia Natural”. Ambas as mostras estão sob a curadoria de Ana Valeska Maia Magalhães.
Artistas que já participaram da Doe de Coração
2017 > Nacélio Grud
2018 > José Guedes
2019 > Totonho Laprovítera
2020 > Francisco Delalmeida
2021 > Sérgio Helle
2022 > Mário Sanders
2023 > Stênio Burgos
Quem é Mônica Studart
Mônica Studart possui graduação em Enfermagem pela Unifor, Especialização em Nefrologia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Médico Cirúrgico pela Universidade Estadual do Ceará e Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professora da Unifor, no curso de Enfermagem, no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem e na Especialização em Terapia Intensiva, e do curso de Especialização em Nefrologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) como enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva (Alta Complexidade em Transplante) e coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes.
Participa do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecnologia e Inovação (GEPTI) e coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Tecnologia (NEPIT), além de orientadora de bolsistas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Pavic/Unifor). Tem experiência na Promoção de Saúde Hospitalar, atuando principalmente em Enfermagem nas áreas de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico, Nefrologia e Transplante de Órgãos e Tecidos.
Quem é Ana Cristina Mendes
Artista-pesquisadora, mestra em Artes pelo PPGArtes ICA-UFC, Ana Cristina Mendes desenvolve sua pesquisa tendo o corpo e a subjetividade como eixos, relacionando-os ao desenho, o tecido e à vestimenta. Sua poética transita do individual às ações colaborativas, performances, videoinstalações, pintura e escultura a partir de experiências imersivas em vinculação com a ancestralidade e a história pessoal.
Em seu processo de criação há a abertura à intuição e ao inesperado, conectando-se sensorial e afetivamente com a natureza, o outro, o distante e com seu mundo interno. Participou de exposições coletivas, individuais, residências artísticas em âmbito nacional e internacional. Foi premiada em duas edições da Unifor Plástica (2205 e 2011), Secultfor (2010/2011) e Minc (2015).
PROGRAMAÇÃO DOE DE CORAÇÃO 2024
2 de setembro
Horário: 9h30
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor

Programação:
Apresentação do Coral da Unifor
Abertura oficial da Doe de Coração 2024 pela presidente da Fundação Edson Queiroz, srª Lenise Queiroz Rocha
Apresentação da identidade visual da Doe de Coração 2024, da artista plástica Ana Cristina Mendes
Exibição do vídeo oficial da campanha
Palestra da coordenadora da Doe de Coração 2024, professora Mônica Studart, do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Inovação em Enfermagem da Unifor
Participantes: curadores da Fundação Edson Queiroz, gestores, alunos e colaboradores da Unifor, membros das Ligas Acadêmicas da Unifor, transplantados, artistas plásticos que criaram a marca da campanha, representantes da área de saúde do Ceará, hospitais e instituições parceiras e o público em geral.
4 de setembro
Horário: 9h às 12h
Local: Praça do Ferreira

Abertura oficial das ativações da campanha
Ativação: prestação de serviços com a participação de docentes dos cursos de saúde e de membros das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor e distribuição de material impresso sobre transplante de órgãos e tecidos.
9 a 27 de setembro
Horários: 9h às 12h e de 14h às 18h, de segunda a sexta (dias a definir)
Locais: Campus da Unifor e hospitais e instituições parceiras da Doe de Coração

Ativações no campus da Unifor, hospitais e empresas parceiras
Sorteio da camisa oficial da campanha
Máquina com almofada da marca da Doe de Coração 2024
Participantes: colaboradores da Unifor e alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor.
29 de setembro
Horário: 8h às 12h
Locais: Parque do Cocó e Av. Beira-Mar
Encerramento oficial da campanha
Ativação: prestação de serviços na área de saúde e distribuição de material sobre transplante de órgãos e tecidos em parceria com Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantado.
Participantes: Transplantados, familiares, profissionais da saúde, professores e alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.