Sensação de calor chega a 52º C em Joinville em dia escaldante

A cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, atingiu impressionantes 52º C de sensação de calor na tarde desta quarta-feira (12). O índice foi alcançado às 14h, de acordo com dados disponibilizados pela Epagri/Ciram.

Sensação de calor chegou a 52º C em Joinville

Calor extremo pode causar temporais em Joinville – Foto: Lincoln Pradal/ND

O cálculo é realizado com base na temperatura real e umidade relativa do ar. No horário, os termômetros marcavam 36º C, enquanto a umidade estava em 66%. A Epagri disponibiliza um site para a verificação do índice, disponível neste link.

Desde as primeiras horas da manhã as temperaturas já eram bastante altas e o índice de calor foi subindo gradativamente. Às 11h, a sensação de calor era de 47º C e, ao meio-dia, chegou a 49º C.

Já no começo da tarde, por volta das 13h, o índice voltou ao patamar de 47º C, quando a temperatura era de 34º C e a umidade relativa do ar estava em 71%. A sensação de calor marcada nesta quarta é três graus maior que a registrada nesta terça (11), quando o índice chegou a 49º C.

Sensação de calor pode chegar a níveis extremos no país

A sensação térmica é um conceito que reflete como os seres humanos percebem a temperatura ambiente. A partir disso, os pesquisadores do CliMA-USP desenvolveram uma tabela em que se considera os diferentes níveis de temperatura e umidade, ajudando a prever como a sensação pode ser mais severa do que os números indicam.

Em Porto Alegre, que tem previsões de temperaturas que chegam 39°C e umidade do ar próxima de 95%. Com isso, a sensação térmica na capital gaúcha pode ser de até 70ºC, de acordo com a tabela.

O calor extremo que atinge a cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, pode ser o prenúncio de uma virada no tempo nos próximos dias. A partir do final desta quarta e início de quinta-feira (13), o aumento da nebulosidade pode deixar o tempo instável no município, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e até queda de granizo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.