Produtor rural é ‘engolido’ por redemoinho enquanto filmava fenômeno em Goiás; vídeo


Imagem mostra quando o vendo levanta folhas e poeira e vai em direção a ele. Especialista alerta que é necessário tomar cuidado com esse fenômeno. Produtor rural é ‘engolido’ por redemoinho enquanto filmava fenômeno em Itumbiara, Goiás
O produtor rural Roberto Carlos foi alcançado e “engolido” por um redemoinho em uma fazenda de Itumbiara, na região sul de Goiás, enquanto gravava o fenômeno. No vídeo, é possível ver o vento levantando diversas folhas que vão em direção ao produtor.
“Olha coisa mais linda do mundo! Olha o danado do homem! O meu chapéu foi embora. Sem educação!” , brinca o produtor com o vento, enquanto está dentro do redemoinho.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O vídeo foi registrado na segunda-feira (15). Segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os redemoinhos são formados quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto, onde começa.
“Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o “turbilhão de poeira”. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura, sendo a sua duração de poucos segundos ou minutos”, explicou Amorim.
LEIA TAMBÉM
Redemoinho de poeira em forma de ‘funil’ impressiona moradores de Porangatu
VÍDEO: Redemoinho gigante levanta tenda de unidade de saúde em Aparecida de Goiânia
VÍDEO: Redemoinho gigante assusta caminhoneiro em fazenda de Goiás
Produtor rural é ‘engolido’ por redemoinho enquanto filmava fenômeno em Itumbiara, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
O gerente do Cimehgo afirma ainda que nos próximos meses há uma quantidade maior de fenômenos como este. “Lógico que ele não ocorre em todos os locais, tem que ser um local mais aberto. Na grande maioria das vezes, nós vamos ver no ambiente rural essa situação acontecendo”, acrescentou.
O redemoinho filmado pelo produtor rural é considerado de pequena proporção, mas há fenômenos que podem alcançar metros de altura.
“As pessoas têm que tomar cuidado. Neste caso, esse foi até fraco, mas tem aqueles que alcançam alguns metros de altura e têm capacidade de carregar ou elevar, assim, soltar, né, telhas”, alertou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.