Mais de 56 mil condutores têm restrições visuais no AC, aponta estudo


Dos mais de 257 mil habilitados, 22% possuem problemas de visão. Número cresceu 119% em 10 anos segundo levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Acre tem mais de 275 mil condutores, segundo levantamento
Eduardo Gomes/Detran-AC
Cinto de segurança, banco e espelhos retrovisores ajustados, e, antes do pé na tábua: óculos no rosto. Esta é a rotina de pelo menos 56.420 condutores que possuem restrições visuais no Acre, de acordo com um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), baseado em números da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Isso significa que, dos mais de 257 mil habilitados do Acre, cerca de 22% possuem problemas de visão. O número cresceu 119% em 10 anos, já que em 2014 eram 25.758 motoristas e motociclistas com restrições visuais.
O mesmo levantamento mostra que o total de condutores habilitados do Acre aumentou 43% em 10 anos, saindo de 192.762 em 2014.
De acordo com o CBO, as restrições mais frequentes no Acre são a obrigatoriedade do uso de lentes corretivas, com cerca de 53,8 mil motoristas, seguida das restrições associadas à visão monocular, com 2,5 mil casos. Em terceiro lugar, com 51 mil casos, estão os condutores impedidos de dirigir após o pôr-do-sol.
Primos morrem em acidente entre quadriciclo e caminhonete quando voltavam de arraial no interior do Acre
Cinco pessoas ficam feridas após acidente entre carro e ônibus em estrada de Rio Branco
No Acre, 9 mil condutores ainda não entregaram exame toxicológico; prazo termina no dia 30
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a falta de óculos ou lentes de contato é infração gravíssima, com punição de sete pontos na carteira, multa de R$ 293,47 e retenção do veículo até uma pessoa habilitada buscá-lo.
A presidente do CBO, Wilma Lelis, ressalta que a avaliação dos oftalmologistas permite aos condutores terem um diagnóstico e buscarem o devido tratamento. Com isso, a segurança deles e de todos que circulam nas ruas é garantida.
“A atuação dos oftalmologistas garante que apenas condutores com a visão adequada, ou com as devidas correções, estejam nas estradas, promovendo segurança de todos”, completa Wilma Lelis, a presidente do CBO.
Acre registrou 111 mortes no trânsito em um ano
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.