Arara-canindé é resgatada em Brusque e recebe cuidados no Zoobotânico

Uma arara-canindé, espécie típica da Amazônia, foi resgatada nesta quarta-feira (5) pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque, no Vale do Itajaí, com o apoio do Zoobotânico da cidade. A ave, que era mantida em cativeiro, foi avistada por moradores em diferentes bairros da região, como Guarani e Primeiro de Maio, durante a semana.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

De acordo com o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, a arara aparentava ser mansa, o que indicava que havia fugido de um criadouro. “Recebemos relatos de moradores que viram a arara sobrevoando as árvores próximas às suas casas. Como ela não é nativa da nossa região, iniciamos o resgate em parceria com o Zoobotânico”, explicou.

A veterinária do Zoobotânico, Milene Zapala, destacou que a arara-canindé é uma espécie da fauna brasileira, mas natural das florestas amazônicas. “Ela não tem instinto de caça, pois foi criada em cativeiro e provavelmente se alimentava de frutas, sementes e ração. Solta na natureza, ela não sobreviveria”, afirmou.

Após o resgate, a ave passou por uma avaliação completa e foi considerada saudável. Agora, ela está em um recinto do Zoobotânico, onde será observada em relação ao comportamento, alimentação e adaptação. “Vamos introduzi-la aos poucos no recinto, junto com outras aves”, completou Milene.

Procedimentos para o criador

Caso o dono da arara apareça, ele deverá se dirigir ao Zoobotânico com a documentação do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O sistema é responsável por conceder licenças para a criação de pássaros silvestres em cativeiro.

Visitação ao Zoobotânico

O Zoobotânico de Brusque está localizado na Praça da Bandeira, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura. O local funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30. A entrada é gratuita para crianças de até cinco anos, guias turísticos acompanhados de grupos com mais de 10 pessoas e motoristas de excursão.

Leia mais notícias

Professores da rede municipal de Rio do Sul participam de evento de abertura do ano letivo

Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses

Inscrições abertas para o primeiro mutirão de castração animal de 2025 em Indaial

Participe dos canais do Portal Alexandre José

  • Instagram
  • Facebook
  • Canal Whatsapp

O post Arara-canindé é resgatada em Brusque e recebe cuidados no Zoobotânico apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.