Número de acidentes de trabalho em Santa Catarina bateu recorde em 2023

Santa Catarina bateu o recorde de acidentes de trabalho em 2023, apontou o Ministério da Previdência. Dados obtidos por meio do eSocial mostram que ocorreram cerca de 55 mil ocorrências, o que fez com que o estado fosse o quinto com o maior número de acidentes do Brasil.

Maior parte dos acidentes ocorre no ramo da fundição, foto mostra homem com máscara soldando metal enquanto faíscas voam

Maior parte dos acidentes ocorre no ramo da fundição e em frigoríficos – Foto: Divulgação/ND

O número de acidentes de trabalho em cidades catarinenses no ano é o maior desde 2002, início da série histórica, e cresceu 10% em relação a 2022.

Atrás de Santa Catarina estão os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em todo o Brasil, foram registradas 732 mil notificações de acidentes de trabalho em 2023, com um total de 2,8 mil mortes.

Segundo o levantamento, em 15% dos casos o acidente não foi comunicado para a previdência, o que dificulta o acesso do trabalhador aos direitos e a implementação de medidas de prevenção.

Maior parte dos acidentes de trabalho ocorreu em ramo da fundição

De acordo com a pesquisa, os setores que mais registraram acidentes — 3 mil cada — foram os de fundição de metais ferrosos e frigoríferos e abate de suínos.

Conforme o Observatório da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), o ramo da fundição empresa 70 mil trabalhadores em Santa Catarina, enquanto o de frigoríficos e abates emprega 83 mil.

Entre os acidentes registrados, homens foram os mais afetados, com 31,7 mil, enquanto mulheres foram vítimas de 12,7 mil ocorrências. A maior parte dos afetados têm entre 20 e 24 anos, com 6,1 mil acidentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.