Fim do trânsito? Ferry boat planeja nova rampa de acesso entre Itajaí e Navegantes

A NGI Sul, empresa responsável pelo ferry boat entre Itajaí e Navegantes, anunciou a retomada das negociações com as prefeituras de ambas as cidades para a construção de uma terceira rampa de acesso para os veículos que utilizam o transporte.

Imagem mostra as atuais rampas em funcionamento do ferry boat

Atualmente, travessia da região central tem duas rampas de acesso e quatro ferry boats em funcionamento – Foto: Divulgação NGI Sul/ND

De acordo com a empresa, a nova estrutura ajudaria a reduzir as filas de carros nos horários de pico, na temporada de verão e em casos de congestionamento nas rodovias BR-101 e BR-470.

Projeto em análise

De acordo com a empresa, já existe um pré-projeto elaborado, que foi apresentado anteriormente às duas cidades, porém as tratativas não teriam avançado na época.

Em reunião recente com a Prefeitura de Itajaí sobre alterações na fila de acesso ao ferry boat, o governo municipal considerou a nova rampa uma alternativa viável para mitigar os problemas de congestionamento no centro da cidade.

Foto mostra ferry boat operando na travessia

Prefeituras das duas cidades analisam a possibilidade – Foto: Divulgação NGI Sul/ND

A empresa possui algumas opções de localização para a terceira rampa na margem de Itajaí, e a definição do melhor ponto será feita em conjunto com a prefeitura.

Após essa definição, a proposta também será apresentada à Prefeitura de Navegantes, uma vez que a implantação da nova estrutura depende da aprovação das duas cidades.

Com a aprovação dos projetos, a diretoria da NGI Sul estima que a construção da nova rampa possa ser concluída em até seis meses, dependendo das condições climáticas.

Caso os trâmites legais avancem rapidamente, a nova estrutura poderá estar em funcionamento já na temporada de verão 2025/2026.

Sistema atual do ferry boat

Atualmente, com apenas duas rampas em funcionamento, quatro ferry boats são responsáveis pela travessia. Uma delas é de uso misto, transportando pedestres, ciclistas, motociclistas, veículos de emergência e beneficiários da legislação vigente. Em horários de menor movimento, também há possibilidade de transportar veículos automotores.

Já a segunda rampa é exclusiva para veículos automotores, como carros, caminhonetes, vans, caminhões de pequeno porte e ônibus. Dependendo do tamanho dos veículos, as embarcações conseguem transportar até 30 automóveis de passeio por vez.

Com a implantação da terceira rampa e a adição de mais dois ferry boats, a redução do tempo de espera pode diminuir as filas em até 320 metros, o dobro da extensão registrada atualmente, que é de 160 metros.

 

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