Hacker é preso em SC por invadir sistemas judiciais e falsificar documentos

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), realizou na tarde de segunda-feira (27) a Operação Skyfall para prender um hacker suspeito de invadir sistemas e adulterar processos judiciais. A ação ocorreu em Curitibanos, no meio-oeste catarinense, e resultou na prisão preventiva do principal investigado, além da apreensão de equipamentos e documentos.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O suspeito, que já havia sido investigado por crimes cibernéticos na adolescência, é acusado de violar mais de 80 credenciais de usuários com diferentes níveis de acesso. Ele utilizava um sistema próprio para minerar dados e explorar vulnerabilidades em plataformas privadas, sistemas judiciais e órgãos de segurança e saúde. Durante a operação, foi descoberto que ele possuía mais de 1 terabyte de informações coletadas de forma ilegal.

Segundo as investigações, o hacker falsificava documentos e adulterava processos judiciais com o objetivo de prejudicar a tramitação legal e afrontar os sistemas de justiça. Ele também utilizava ferramentas avançadas para ocultar suas ações, dificultando a detecção das invasões.

A operação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Polícia Científica do estado, que auxiliaram na preservação das evidências. O nome Skyfall foi escolhido como uma referência à determinação e resiliência das autoridades no combate a crimes cibernéticos, simbolizando a “queda” inevitável do criminoso.

O CyberGAECO reforça a importância de medidas de segurança para prevenir acessos indevidos, como não repetir senhas em diferentes plataformas e trocar senhas regularmente. Essas práticas simples podem dificultar a ação de hackers e proteger informações sensíveis.

A investigação segue em andamento para apurar a extensão dos crimes e identificar possíveis cúmplices.

Leia mais notícias

Vídeo: Moradores registram vazamento de água no bairro Fortaleza, em Blumenau

Bairros de Blumenau podem ter interrupção no abastecimento de água nesta terça-feira; veja quais

Mega-Sena pode pagar R$ 3,5 milhões no sorteio desta terça-feira

Participe dos canais do Portal Alexandre José

  • Facebook
  • Canal Whatsapp
  • Instagram

O post Hacker é preso em SC por invadir sistemas judiciais e falsificar documentos apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.