Seis anos após a tragédia de Brumadinho, memorial em homenagem às vítimas é inaugurado


Tragédia matou 270 pessoas quando uma barragem da Vale se rompeu na cidade. Memorial de Brumadinho homenageia vítimas da tragédia
Reprodução/TV Globo
Foi inaugurado neste sábado (25), o Memorial Brumadinho, em homenagem às vítimas da tragédia do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão. O local será administrado pelas famílias das vítimas, e está situado no local do rompimento.
O espaço foi aberto no dia que marca o aniversário de seis anos da tragédia e busca preservar a memória das 270 pessoas que perderam a vida no desastre.
O projeto arquitetônico foi feito pelo escritório Gustavo Penna & Arquitetos Associados. Segundo a administração, o espaço conta com escultura-monumento, espaço meditativo, drusa de cristais, duas salas de exposição e um espaço dedicado aos segmentos corpóreos das vítimas.
Além disso, a parte externa possui um bosque onde foram plantados ipês amarelos, em homenagem a cada uma das vítimas.
Seis anos após tragédia da Vale em Brumadinho, Minas Gerais tem mais de 40 barragens em nível de alerta ou emergência
A criação do local começou em 2019, com um pedido ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para solicitar a construção de um Parque Memorial por parte da Vale.
Em 2023 foi firmado o Termo de Compromisso entre a mineradora e a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais (AVABRUM), com apoio do MPMG, que propiciou a criação da Fundação Memorial de Brumadinho, responsável por manter e gerir o Memorial.
Segundo a presidente da Fundação Memorial, Fabíola Moulin, o memorial representa o direito à memória, a verdade e é muito importante para honrar as pessoas que morreram na tragédia.
“Ele é um espaço que não só guarda os restos mortais e segmentos corpóreos, mas é lugar que mostra quem são essas pessoas, que dá cara, voz, dignifica, humaniza e faz com que eles dizem se der um número de uma tragédia e passem a ser seres humanos”.
Seis anos da tragédia de Brumadinho: famílias se reúnem para homenagens e pedidos de justiça
O memorial estará aberto para visitação do público a partir do próximo dia (29) e funcionará de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita.
Tragédia
Vítimas homenageadas no memorial
Reprodução/TV Globo
O rompimento da barragem ocorreu em janeiro de 2019. A tragédia deixou 270 pessoas mortas. Até o momento, 267 foram identificadas. Três vítimas seguem desaparecidas.
Foram despejados 12 milhões de m³ de rejeito em instalações da empresa, comunidades e no Rio Paraopeba.
Bombeiros procuram por corpos na região do Córrego do Feijão em Brumadinho, dois dias depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho
Foto: Douglas Magno/AFP
Veja os vídeos mais assistidos do g1 Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.