Trump deu declarações falsas e enganosas durante discurso de posse como presidente dos Estados Unidos; veja lista


Após ser empossado nesta segunda, ele repetiu várias falas da campanha eleitoral. Elas incluíram alegações sobre imigração, economia, veículos elétricos e o Canal do Panamá. Trump discursa para apoiadores após tomar posse como presidente
Greg Nash/Pool via Reuters
Em seu primeiro discurso após ser empossado nesta segunda-feira (20) como 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump repetiu várias declarações falsas e enganosas que ele havia feito durante a campanha eleitoral. Agora, elas incluíram falas sobre imigração, economia, veículos elétricos e o Canal do Panamá.
A agência de notícias Associated Press fez uma análise das alegações falsas e enganosas de Trump no discurso. Veja abaixo:
Alegação infundada sobre imigrantes
Declaração – Trump, um republicano, disse que o governo dos EUA “falha em proteger nossos magníficos cidadãos americanos cumpridores da lei, mas fornece santuário e proteção para criminosos perigosos, muitos de prisões e instituições mentais que entraram ilegalmente em nosso país de todo o mundo”.
Os fatos – Não há evidências de que outros países estejam enviando seus criminosos ou doentes mentais através da fronteira.
▶️ Trump frequentemente levantou essa alegação durante sua campanha mais recente.
Inflação sob Biden não foi recorde
Declaração – “Vou orientar todos os membros do meu gabinete a reunirem os vastos poderes à sua disposição para derrotar o que era uma inflação recorde e reduzir rapidamente os custos e preços.”
Os fatos – A inflação atingiu o pico de 9,1% em junho de 2022, após aumentar de forma constante nos primeiros 17 meses da presidência do democrata Joe Biden, partindo de 0,1% em maio de 2020. Os dados mais recentes mostram que, em dezembro de 2024, ela havia caído para 2,9%.
▶️ Outros períodos históricos registraram uma inflação mais alta, como uma taxa de mais de 14% em 1980, de acordo com o Federal Reserve.
▶️ O preço médio de bens de consumo básicos teve grandes picos nos últimos anos. Por exemplo, uma dúzia de ovos grandes passou de US$ 1,33 (em agosto de 2020) para US$ 4,82 (em janeiro de 2023). Eles diminuíram de preço para US$ 2,07 (em setembro de 2023), mas estão subindo novamente, chegando US$ 4,15 (em dezembro de 2024). Isso deve ser atribuído, em parte, a um surto persistente de gripe aviária, coincidindo com a alta demanda durante a temporada de fim de ano.
▶️ Um galão de leite integral atingiu uma alta de US$ 4,22 (em novembro de 2022), ante US$ 2,25 (no início do mandato de Biden, em 2021). Na cotação mais recente, o item estava em US$ 4,10 (em dezembro de 2024).
▶️ A gasolina caiu para US$ 1,77 o galão sob Trump, no mandato anterior. Mas essa queda de preço aconteceu durante os bloqueios da pandemia de Covid-19, quando poucas pessoas estavam dirigindo. Os preços baixos se deviam a uma crise global de saúde, e não às políticas de Trump. Sob Biden, o preço da gasolina atingiu US$ 5,06 (em junho de 2022). Desde então, vem caindo, chegando a US$ 3,15 (em dezembro de 2024).
Promessa de tarifas para outros países
Declaração – Prometendo estabelecer um Serviço de Receita Externa para cobrar “todas as tarifas, impostos e receitas”, Trump disse: “Serão enormes quantias de dinheiro entrando em nosso Tesouro, vindas de fontes estrangeiras.”
Os fatos – Quase todos os economistas apontam que os consumidores americanos pagarão pelo menos parte, se não a maior parte, do custo das tarifas. Alguns exportadores no exterior podem aceitar lucros menores, para compensar parte do custo das tarifas, e o dólar provavelmente aumentará na comparação com as moedas dos países que enfrentam tarifas, o que também pode compensar parte do impacto.
▶️ Mas as tarifas não terão o impacto desejado de estimular mais produção nos EUA, a menos que tornem os produtos estrangeiros mais caros para os consumidores americanos.
▶️ Além disso, muitos dos apoiadores de Trump, e até mesmo alguns de seus indicados, argumentam que ele pretende usar tarifas principalmente como uma ferramenta de barganha para extrair concessões de outros países. No entanto, se um Serviço de Receita Externa for estabelecido, isso certamente sugere que o presidnete espera impor e cobrar muitas taxas.
Revogação das políticas para carros elétricos
Declaração – “Revogaremos a política de incentivo a veículos elétricos, salvando a indústria automobilística e mantendo minha promessa sagrada aos nossos grandes trabalhadores automotivos americanos.”
Os fatos – É enganoso afirmar que tal política existe em âmbito federal. Em abril de 2023, a Agência de Proteção Ambiental anunciou limites rígidos para emissões de gases de efeito estufa de veículos de passageiros. O órgão diz que esses limites podem ser cumpridos se, até 2032, 67% dos novos veículos vendidos forem elétricos.
▶️ E, no entanto, a nova regra não exigiria que as montadoras aumentassem as vendas de veículos elétricos diretamente. Ela define limites de emissões e permite que as montadoras escolham como atendê-los.
▶️ Em 2019, Kamala Harris copatrocinou um projeto de lei como senadora dos EUA chamado Lei de Veículos de Emissão Zero, que exigiria que, até 2040, 100% dos novos veículos de passageiros vendidos fossem de emissão zero. O projeto de lei, que ficou parada em um comitê de análise, não proibiu a propriedade de veículos que produzem emissões.
A China não opera o Canal do Panamá
Declaração – Discutindo seu desejo de que os EUA retornem o Canal do Panamá: “Navios americanos estão sendo severamente sobrecarregados e não são tratados de forma justa de nenhuma maneira, forma ou formato, e isso inclui a Marinha dos Estados Unidos. E, acima de tudo, a China está operando o Canal do Panamá”.
Os fatos – Autoridades no Panamá negaram as alegações de Trump de que a China esteja operando o canal e de que os EUA estão sendo sobrecarregados. Ricaurte Vásquez, administrador do canal, disse em uma entrevista à Associated Press que “não há discriminação nas taxas”. “As regras de preço são uniformes para absolutamente todos aqueles que transitam pelo canal e claramente definidas”, afirmou.
▶️ Vásquez declarou que a China não estava operando o canal. Ele observou que as empresas chinesas que operam nos portos em ambas as extremidades do canal faziam parte de um consórcio de Hong Kong que venceu um processo de licitação em 1997. Ele acrescentou que empresas dos EUA e de Taiwan também estão operando outros portos ao longo do canal.
▶️ Enfatizou ainda que o canal não pode dar tratamento especial a navios com bandeira dos EUA por causa de um tratado de neutralidade. E explicou que os pedidos de exceções são rotineiramente rejeitados, porque o processo é claro e não deve haver variações arbitrárias. A única exceção no tratado de neutralidade é para navios de guerra americanos, que recebem passagem rápida.
Trump, reclamando sobre o aumento das taxas para navios que transitam pelo canal, se recusou a descartar o uso de força militar para tomar o controle do canal.
Os Estados Unidos construíram o canal no início dos anos 1900, pois buscavam maneiras de facilitar o trânsito de embarcações comerciais e militares entre suas costas. Washington cedeu o controle da hidrovia ao Panamá em 31 de dezembro de 1999, sob um tratado assinado em 1977 pelo presidente Jimmy Carter, um democrata.
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