Juiz de Fora é a quinta cidade do Brasil com mais ocorrências de desastres naturais


Ranking do Cemaden, divulgado nesta semana, indica que o município registrou 22 incidentes em 2024, além de 32 alertas de risco durante todo o ano. Deslizamento de terra durante forte chuva em Juiz de Fora
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Os dados divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que Juiz de Fora ocupa a quinta posição no ranking de ocorrências de desastres registradas em 2024 no Brasil e a primeira em Minas Gerais.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Segundo o Cemaden, a cidade mineira registrou 22 incidentes, o que corresponde a metade dos desastres naturais registrados em Petrópolis, no Rio de Janeiro, que lidera o levantamento.
👉 Foram 10 casos de risco geológico, como deslizamentos de terra, e 12 episódios associados a risco hidrológico, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos.
Balanço de ocorrências
Cemaden/Reprodução
O centro, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também informou que emitiu 32 alertas de risco de desastres naturais no município.
Entre as cidades que ocupam as primeiras posições no ranking estão Petrópolis (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Cariacica (ES) e Teresópolis (RJ).
🔎 O Cemaden monitora 1.133 municípios brasileiros, o que corresponde a 20% das cidades do país e cerca de 60% da população.
Deslizamento de terra atinge apartamentos e causa interdição parcial de prédio no Bairro Granbery, em Juiz de Fora
Barranco desaba, causa queda de muro e atinge casa em Juiz de Fora
Juiz de Fora está entre as 10 cidades do país com maior população morando em áreas de risco de enchentes e deslizamentos
Cerca de 53% dos alertas emitidos em 2024 foram de risco geológico, como deslizamentos de terra
Cemaden/Reprodução
Áreas de riscos
No ano passado, o Cemaden divulgou que Juiz de Fora ocupava a nova posição entre as cidades com maior população em áreas de risco de deslizamentos, enchentes e enxurradas.
Conforme o levantamento de 2023, dos 540.756 habitantes, 128.946, ou 23,7% dos moradores, estavam em áreas consideradas de risco.
O engenheiro ambiental Luiz Evaristo de Paiva explica que o relevo do município tem uma característica particular, com uma topografia acidentada, incluindo morros e encostas, o que favorece a chance de riscos.
Além disso, desde a fundação, Juiz de Fora é suscetível a inundações, uma vez que partes da localidade foram drenadas pelos engenheiros Halfeld no século XIX. O município tem um histórico de alagamentos e de ocupação de áreas naturalmente alagadas, por isso vemos, todos os anos, casos durante os períodos chuvosos.
Avenida dos Andradas ficou alagada após chuva que atingiu Juiz de Fora no início de 2025
TV Integração/Reprodução
*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.