Pagamento da cota única do IPTU em Aracaju é prorrogado


De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), com a ampliação do prazo, é necessário que o contribuinte emita novamente o boleto antes de realizar o pagamento. Aracaju vista do alto; prédios; casas; população; moradia
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
O pagamento da conta única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Aracaju, que estava vencendo nesta segunda-feira, foi prorrogado para o dia 5 de fevereiro.
A informação foi divulgada pela prefeita Emília Corrêa, em vídeo publicado em sua rede social, onde ela reforçou que a mudança na data permitirá que um maior número de pessoas realize o pagamento do tributo à vista, garantindo o desconto de 7,5% aplicado automaticamente no boleto.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), com a ampliação do prazo, é necessário que o contribuinte emita novamente o boleto antes de realizar o pagamento, assegurando, desta forma, que o imposto seja cobrado com desconto.
O documento pode ser retirado pelo Portal do Contribuinte, no endereço fazenda.aracaju.se.gov.br, ou de forma presencial, na sede do órgão, localizado na Praça General Valadão, 341, Centro.
Para quem optar pelo pagamento de maneira parcelada a data de vencimento continua a mesma: primeira parcela em 5 de fevereiro e as demais sempre no quinto dia útil dos meses subsequentes. Neste caso, a Secretaria da Fazenda esclarece que o pagamento pode ser feito com o boleto original, recebido através dos Correios ou anteriormente emitido pelo site.
Pedidos de Revisão
Apesar do congelamento aplicado no IPTU 2025, ou seja, o não reajuste inflacionário do imposto, cerca de 5% dos imóveis receberam alteração no valor do tributo em relação ao ano passado, fruto de atualizações cadastrais, um trabalho de rotina que é realizado pela secretaria e que detecta, entre outras questões, mudanças na área construída ou na utilidade dos imóveis (era residencial e passou a ser comercial, por exemplo).
No entanto, a Semfaz reforça que é possível solicitar a revisão deste lançamento, caso o contribuinte não esteja de acordo com as informações. O requerimento pode ser feito on-line, através do Portal do Contribuinte, ou presencialmente, agendando um atendimento prévio pelo telefone (79) 3179-1100 ou pelo próprio site.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.