Balneário Camboriú suspende aulas, instala abrigos e decreta situação de emergência

A Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), decretou nesta quinta-feira (16), estado de emergência no município devido à chuva que atinge a região nas últimas horas. No bairro Nações choveu 177 mm e em Laranjeiras 104 mm nas últimas horas.

O Decreto nº 12.034/2025 mobiliza a Defesa Civil para o desencadeamento do Plano Emergencial de Respostas aos Desastres e convoca voluntários para reforçar as ações de resposta e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

imagem mostra UPA de Balneário Camboriú coberta pela água da chuva

Balneário Camboriú decreta situação de emergência por conta da chuva – Foto: Reprodução/ND

No momento as principais avenidas da cidade estão interditadas. Todos os bairros estão com pontos de alagamento registrados. As equipes da Defesa Civil, secretaria de Obras e Segurança Pública estão totalmente mobilizadas e atuando para garantir a segurança da população.

O GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) foi acionado. O Corpo de Bombeiros está transferindo equipamentos de socorro para a sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e solicitando reforços.

Na rua Pica-pau, uma família precisou sair da sua residência devido à situação crítica. Para atender a população atingida, a secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família está providenciando a abertura de três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.

Avenida Atlântica de Balneário Camboriú coberta pela água da enchurrada – Foto: Reprodução/ND

A orientação é de que os moradores evitem sair de suas casas e, em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, e Polícia Militar através do 190.

Chuva afeta saúde em Balneário Camboriú

A secretaria de Saúde de Balneário Camboriú informa que as Unidades de Saúde Básica dos bairros Estados, Barra, Vila Real, São Judas, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras estão sem atendimento.

A mesma situação acontece no Centro Odontológico Especializado (COE) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) da Quinta Avenida.


Veja situação da UPA de Balneário Camboriú na manhã desta quinta-feira (16) – Vídeo: Reprodução/ND

A orientação para os pacientes que apresentarem sintomas leves e precisarem de atendimento, é solicitar assistência pelo “BC + Saúde”, pelo 0800 888 6556.

Já os pacientes que tinham consultas ou exames agendados para hoje devem procurar as unidades na sexta-feira (17), para o reagendamento.

Cultura em Balneário Camboriú é afetada pela chuva

Também foram registrados alagamentos dentro da estrutura do Teatro Municipal Bruno Nitz e Galeria de Artes, anexos à Fundação Cultural.

Diversos pontos de Balneário Camboriú estão alagados – Vídeo: Reprodução/ND

Casa dos Conselhos

O atendimento presencial também está suspenso na Casa dos Conselhos, pois o acesso até o local está interrompido, devido aos alagamentos nas vias.

Quem precisar, pode entrar em contato com e-mail [email protected]. Já a diretoria de relações comunitárias pode ser contatada pelo e-mail [email protected].

Pontos turísticos de Balneário Camboriú interditados

Na Passarela da Barra dois elevadores foram desligados preventivamente devido a goteiras. Outros dois elevadores, um em cada ponta, seguem funcionando para acesso dos pedestres.

Um poste chegou a cair no Estaleiro em Balneário Camboriú – Vídeo: Reprodução/ND

O Posto de Informação Turística (PIT) está aberto para atendimento. O Centro de Controle Operacional (CCO) está atuando, mas o atendimento ao público está temporariamente suspenso. Na sede da Secretaria, os serviços estão mantidos.

Aulas são suspensas em Balneário Camboriú

A secretaria de Educação de Balneário Camboriú informa que, devido às fortes chuvas, o atendimento nos polos de férias será suspenso na tarde desta quinta-feira.

Nesta manhã, apenas os polos Santa Inês e o particular Crescer Feliz estavam com atividades. O atendimento será mantido até o meio-dia e também será suspenso no período vespertino.

A secretaria informa ainda alagamento dentro da creche Nova Geração. A unidade, entretanto, estava fechada.

14 Unidades da rede municipal de ensino afetadas pela chuva até o momento:

  • CEM Ivo Silveira (alagamento)
  • CEM Tomaz Francisco Garcia (alagamento)
  • NEI Santa Clara (alagamento)
  • NEI Bom Sucesso (Telhado)
  • CEM Nova Esperança (alagamento)
  • NEI Cristo Luz (alagamento)
  • NEI Recanto dos Passarinhos (alagamento)
  • NEI Meu Primeiro Passo (alagamento)
  • NEI Pequeno Mundo (alagamento e infiltrações)
  • NEI São Judas (alagamento)
  • NEI Odácia (infiltrações)
  • NEI Maria Francisco Siqueira (alagamento)
  • NEI Pequeno Mundo (alagamento)
  • CEM Ariribá (infiltrações)

Além da sede da secretaria de Educação – foto, na 5ª Avenida, que ficou totalmente ilhada.

imagem mostra situação da secretaria de educação de Balneário Camboriú

Secretaria de Educação ficou alagada – Foto: Reprodução/ND

Três abrigos emergenciais estão sendo montados em Balneário Camboriú

Com as ocorrências registradas devido às fortes chuvas que atingem a região de Balneário Camboriú, a secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família está providenciando a abertura de três abrigos emergenciais para atender a população.

Os locais estarão posicionados estrategicamente nos bairros Nações, Municípios e Barra.

Na região norte, os moradores poderão buscar apoio no Centro de Treinamento Comunitário, localizado na rua Itália, nº 1.059. Quem precisar de auxílio na Região Sul, deve se dirigir ao Centro Comunitário da Barra, localizado na rua Manoel Athanázio Corrêa.

Na região do bairro dos Municípios, o abrigo será montado no Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, na Rua Angelina, nº 595.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.