Após campanha, bailarinos mirins participam de Festival de Dança de Joinville: ‘Muito animados’


Rebeca Francisco, de 13 anos, e o irmão Isaac Francisco, de 12 anos, participam de competições desde 16 de julho. Isaac venceu duas modalidades e conquistou uma bolsa para estudar ballet na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Rebeca e Isaac foram aprovados para se apresentarem no Festival de Dança de Joinville (SC) e fizeram campanha para conseguir viajar
Arquivo Pessoal
Os irmãos bailarinos de Jundiaí (SP), que fizeram uma campanha para participar do Festival de Dança de Joinville, conseguiram viajar ao estado catarinense e se destacaram durante o evento, considerado um dos maiores do Brasil.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Rebeca Francisco, de 13 anos, e Isaac Francisco, de 12, juntos da mãe, a cabelereira Regiane Francisco, viajaram no dia 16 de julho para Joinville.
Isaac e a dançarina Agatha Conte, nascida em Sorocaba (SP), ficaram em 1º lugar no palco “Festival da Sapatilha” contra duos e solos de idades livres. Ele conquistou o título de bicampeão entre 22 concorrentes.
A dupla Agatha Conte e Isaac Francisco ficou em 1º lugar no “Festival da Sapatilha” contra duos e solos de idades livres
Arquivo Pessoal
O garoto também venceu uma competição de solo contemporâneo, nesta terça-feira (23). A família filmou o momento em que Isaac ouviu o nome da sua escola de dança ser anunciada como ganhadora na modalidade (assista abaixo).
Isaac venceu a competição de solo contemporâneo durante o Festival de Dança de Joinville
Bolsa de estudos no Ballet Bolshoi
Além das premiações, Isaac foi aprovado em uma audição para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e conquistou uma bolsa para estudar ballet.
Segundo Regiane, a participação da audição aconteceu ao acaso.
“Durante um passeio em uma feira de artigos de dança, ele foi convidado a participar da audição. No dia seguinte, enquanto estavam brincando em um parque de diversões receberam a notícia da aprovação.” relata a mãe.
Para a professora de dança de Isaac, Daiane Ciarrocchi, que acompanha o garoto desde 2021, a bolsa de estudos garante a Isaac oportunidade de estudar dança até os 18 anos.
“A dança pode transformar a vida das pessoas, é uma importante ferramenta de desenvolvimento humano. E sem esses projetos e leis de incentivo à cultura, seria impossível seguir dançando,” afirma a professora.
Rebeca e Isaac são bailarinos há quase uma década. A irmã mais velha começou a fazer aulas de ballet por orientação médica
Luís Carlos Xiru/TV TEM
A professora conta que Rebeca dançou em conjunto no primeiro dia do evento e foi muito elogiada e aplaudida.
“Ela não conseguiu pegar colocação, mas levou representatividade para a cena e foi aplaudida por uma plateia de 5 mil pessoas. Nessa modalidade, as meninas são em maior quantidade, é muito mais difícil se destacar,” afirma Dai.
Durante o festival, Rebeca e Isaac também tiveram a oportunidade de “tietar” dançarinos conhecidos mundialmente, como a bailarina Ana Botafogo, que chegou a enviar um recado de incentivo aos irmãos antes da participação no festival.
Irmãos reencontraram a bailarina Ana Botafogo e conheceram Luciana Sagioro, bailarina brasileira que participa da ópera de Paris
Arquivo Pessoal
Início de mais um sonho
A família fica em Joinville até sábado (27). Isaac deve concorrer em mais duas modalidades entre esta quarta-feira (24) e sexta-feira (26).
Regiane, a mãe incansável que passou meses em campanha para conseguir realizar o sonho dos filhos, agora toma fôlego para correr atrás dos novos planos da dupla de bailarinos mirins.
“Estamos muito animados com tudo isso. Vamos nos organizar para tentar morar em Joinville, onde a escola fica, e poder permitir que o Isaac estude mais e que a Rebeca tenha mais oportunidades.” garante.
Família viajou para Joinville (SC) para que os bailarinos pudessem competir no Festival de Dança
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.