Ração caseira e ambiente fresco: saiba como é o manejo de ‘vaca raiz’, que produziu 103 kg de leite em MG


‘Lililca’ não recebe nenhum tipo de tratamento diferente das outras 450 vacas da fazenda de Fábio Portugal, em Santa Bárbara do Monte Verde. Veja dia dia do animal, que tem 12 anos. Lilica produziu mais de 100 kg de leite no concurso em Santa Bárbara do Monte Verde
Arquivo Pessoal
A vaca “raiz” apelidada de Lilica tem chamado atenção por produzir mais de 100kg de leite todos os dias. Segundo o pesquisador e especialista na área de genética da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcos Vinicius Gualberto, a média de produção de uma vaca, em geral, é em torno de 23 kg por dia, ou seja, a produção diária de ‘Lilica’ quadruplica e expectativa.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Mas o que torna a Lilica uma vaca fora da curva no quesito da produção? Nem Fábio Portugal, dono da fazenda onde mora Lilica sabe a resposta.
“Nós buscamos um manejo que se preocupe com o bem-estar dos nosso animais, por isso eles recebem acompanhamento com nutricionista, ficam em uma área com climatização e tomam banhos diariamente. Quando você dá conforto para o animal, a expectativa é de que ele tenha maior produção”, explicou o produtor.
Animais ficam em uma área com climatização com ventiladores e tomam banhos diariamente
Fábio Portugal/Arquivo Pessoal
O animal é considerado ‘raiz’, visto que não recebe nenhum tipo de tratamento diferente das outras 450 vacas da fazenda, que fica em Santa Bárbara do Monte Verde.
Dentre as abordagens dos cuidados com as vacas, Fábio destaca a produção caseira da alimentação dos animais, que tanto a Lilica quanto os demais comem. A alimentação volumosa, feita de silagem de milho, e a ração específica para que a vaca produza mais leite, são fabricadas por Fábio na fazenda, tudo com a ajuda do nutricionista.
Além da Lilica, fazenda abriga outras vacas leiteiras
Fábio Portugal/Arquivo Pessoal
Planos para o futuro
Em um torneio realizado no último fim de semana, Lilica produziu 103,540 kg de leite e foi a grande vencedora do evento.
Essa já é a terceira lactação da vaca, que chegou na fazenda em 2018. De acordo com o produtor, o animal ainda deve ter o período de produção de leite a cada 12 meses.
“Assim que ela terminar de amamentar, ela precisa engravidar, porque isso é o animal que dá lucro para uma propriedade leiteira”.
O proprietário planeja usar os óvulos do animal para uma fertilização in vitro (fecundação do óvulo e espermatozoide em um laboratório, formando embriões que serão transferidos ao útero da vaca).
“Esperamos que as vacas que vão nascer com o material genético da Lilica tenham a mesma tendência da alta produção de leite”, contou.
Conheça a ‘vaca raiz’, que vive sem cuidados especiais e produziu 103 kg de leite em MG
FOTOS: bombeiros resgatam vaca que ficou presa em telhado de casa em Além Paraíba
Vaca cai de 4 metros de altura e fica presa em beco em Juiz de Fora
Vaca Lilica pesa mais de 650 kg e tem mais de 2 metros e meio de comprimento
Arquivo Pessoal
Raça preferida para produção de leite
Conforme o pesquisador da Embrapa, Marcos Vinicius, a raça girolando produz 80% do leite no Brasil. Além disso, Minas Gerais é destaque na maior concentração de animais.
Ao g1, o especialista também destacou que a girolando é a raça que mais cresce no país com a produção de sêmen. Com isso, o animal vem ganhando cada vez mais reconhecimento nacional e internacional.
De onde vem o leite
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.