Polícia Civil conclui investigação e indicia três homens pela morte de skatista de 15 anos por engano na Zona Sudeste de Teresina


O adolescente foi morto por engano enquanto praticava skate no ginásio Edmílson Jorge, bairro Dirceu I, em janeiro deste ano. Adolescente assassinado a tiros enquanto andava de skate morreu por ter mesmo apelido de alvo, que deixou local do crime instantes antes
Maira Campos/ g1 Piauí
A Polícia Civil concluiu a investigação e indiciou três homens pela morte do skatista Bruno Kawan, de 15 anos. O adolescente foi morto por engano enquanto praticava skate no ginásio Edmílson Jorge, bairro Dirceu I, em janeiro deste ano.
Segundo o delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), dos três indiciados, um foi o responsável pelo planejamento e obtenção da arma e dois pela execução. Todos os três já estão presos por envolvimento também com tráfico de drogas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“É importante a gente ressaltar que todos eles têm envolvimento com organização criminosa e com tráfico de drogas. Tanto que todos se encontram presos também por investigação do Denarc, foram presos numa operação”, disse o delegado.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Alvo dos criminosos
O adolescente que foi assassinado, Bruno Kawan, era conhecido pelo apelido de “De Menor”. Ele foi confundido com outro rapaz que teria o mesmo apelido, e que seria o alvo real dos criminosos. O rapaz foi ouvido pela polícia e preso, suspeito de envolvimento com organização criminosa.
“Essa pessoa que eles estavam atrás falou que dias antes teriam ido até a casa dele, falaram com a mãe dele, e exatamente por isso ele soube enumerar o nome de cada um, e a participação de cada um”, conta o delegado.
Ainda segundo a investigação, o rapaz esteve na praça onde aconteceu o crime momentos antes dos criminosos chegarem e assassinarem Bruno Kawan.
“O alvo costumava andar na praça. Nesse dia, ele esteve lá, mas quando o fato aconteceu ele já tinha saído havia poucos instantes, e ele tem o mesmo apelido do cara que foi morto, eles tinham esse apelido ‘De Menor’. Muitas vezes não é nem menor de idade, mas tem esse apelido. Então, isso daí foi o que gerou esse engano no momento da execução”, explicou o delegado.
Homenagens na praça
Praça onde aconteceu o crime ganhou uma nova pintura e homenagem a Bruno Kawan
Initial plugin text
Por causa do crime, a Federação Piauiense de Skate (Fepisk) mobilizou os skatistas que andam na pista e alguns artistas de arte de rua e renovaram a pintura da praça em maio de 2024.
A praça foi revitalizada com as novas cores, e Bruno Kawan foi homenageado com um retrato seu, com asas nas costas.
Relembre o caso
Um adolescente de 15 anos, identificado como Bruno Kawan, foi assassinado a tiros, no dia 11 de janeiro. Ele foi baleado nas costas em uma pista de skate no ginásio Edmílson Jorge, bairro Dirceu I, Zona Sudeste de Teresina. Segundo a Polícia Militar, ele não era o alvo dos criminosos.
De acordo com a Polícia Militar do Piauí (PMPI), o garoto estava andando de skate em uma pista junto de amigos, quando dois homens apareceram em duas motos armados e atiraram contra os garotos. Bruno foi atingido por dois tiros nas costas.
“Os indivíduos chegaram juntos, cada um em seu veículo e efetuaram os disparos contra o garoto. Os colegas e uma vizinha do ginásio ainda tentaram socorrer o garoto. Ao que tudo indica o garoto não era o alvo”, informou o Tenente Osmar, ao g1.
Os homens fugiram do local após os disparos. Uma moradora ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no entanto, o adolescente morreu ainda no local. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
A Federação de Skate do Piauí (Fepisk) emitiu uma nota de pesar lamentando o ocorrido e afirmou que as condições da praça, de falta de iluminação pública, lixeiras, manutenção, contribuem para a violência e presença de criminosos no entorno do local.
“Um espaço bem cuidado e ocupado positivamente, estará sempre movimentado e assim está menos suscetível ao desvirtuamento do uso. A sensação de impotência que nos afeta, é por entender que falta interesse em evitar tragédias”, diz a nota.
PRISÕES
Um dos envolvidos, de 18 anos, foi preso no conjunto Monte Horebe, na Zona Sudeste de Teresina. A prisão foi realizada pelo 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM) durante rondas pelo conjunto. O suspeito ainda tentou fugir da guarnição, mas foi pego.
Em maio deste ano, outros dois suspeitos do crime foram presos em uma operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Eles tiveram mandados pelo homicídio expedidos também.
*Estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
P
Adicionar aos favoritos o Link permanente.