Banco Central faz ajustes para aperfeiçoar segurança do Pix

Nesta segunda-feira (22), o Banco Central (BC) divulgou ajustes que irão aperfeiçoar os mecanismos de segurança do Pix. Essas alterações devem ajudar no combate de fraudes e golpes, entrando em vigor a partir do dia 1º de novembro.

Pela nova regra geral, nos casos em que o dispositivo de acesso eletrônico ao Pix não estiver cadastrado no banco, as transações não poderão ser maiores que R$ 200. Quando houver a mudança para um celular desconhecido, o limite diário de transações instantâneas via Pix não poderá ultrapassar R$ 1 mil.

Em nota, o Banco Central explicou que essa exigência de cadastro se aplica apenas para dispositivos que nunca tenham sido usados para iniciar uma transação Pix, para não causar inconvenientes aos clientes que já usam um celular ou computador específico.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Pagamento mais seguro

O Banco Central ainda determinou outras medidas que as instituições financeiras devem aplicar para garantir segurança nas transferências eletrônicas de recursos nas contas bancárias, a partir de novembro:

• adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple informações de segurança armazenadas no Banco Central e que seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente;

• disponibilizar informações sobre os cuidados que os clientes devem ter para evitar fraudes;

• pelo menos uma vez a cada seis meses, os bancos devem verificar se seus clientes possuem marcações de fraude na base de dados do Banco Central.

Via Agência Brasil, editado por Redação.

Leia mais

“Ele era a alegria da casa”, diz mãe de adolescente morto em atropelamento em Blumenau

Caminhão e carro se envolvem em acidente em Blumenau nesta segunda-feira

Recursos necessários para realização do 26º Fenatib são garantidos pelo Inarti

O post Banco Central faz ajustes para aperfeiçoar segurança do Pix apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.