Apoio de mãe, escola de samba e hino socialista: saiba tudo o que ocorreu no primeiro fim de semana de convenções partidárias


Partidos têm até o dia 5 de agosto para realizarem as convenções e definirem os nomes que vão disputar cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Anderson Farias (PSD) e Toninho Ferreira (PSTU) são candidatos confirmados em convenções até o momento em São José e Ortiz Júnior (PSDB) é o único candidato confirmado até agora em Taubaté
Reprodução/T Vanguarda
“A bateria está afinada”. Foi a reação de Ortiz Júnior (Republicanos) ao batuque dos integrantes da Boêmios da Estiva, logo depois do próprio pré-candidato a prefeitura de Taubaté pedir aplausos para Felício Ramuth (PSD).
Aquela era a segunda convenção com a presença do vice-governador na mesma manhã. Antes de chegar a Taubaté, Felício havia marcado presença no evento que lançou Anderson Farias (PSD) na disputa pela reeleição, em São José dos Campos.
Felício não foi o único ponto em comum nas duas convenções. Anderson Farias e Ortiz Júnior exibiam imagens do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no ponto onde ocorreram os discursos. E mais: era o primeiro encontro político desta magnitude que os dois participavam sem estarem filiados ao PSDB. Por fim, as mães dos dois candidatos foram apoiar os filhos.
“Obrigado, viu, mãe. Por estar aqui, junta aqui, acompanhando”, disse Anderson Farias para dona Ká Farias. Anderson também lembrou da esposa, Sheila Thomaz, ausente no evento. Sheila está na Irlanda, acompanhando o filho João Henrique, atropelado em outubro do ano passado. Dona Jandira, mãe de Ortiz Júnior subiu ao palco, e foi definida pelo filho como sua melhor conselheira.
A convenção do PSTU começou com um olhar para as famílias. “Nós queremos também ter olhos para as culturas infantis”, disse o pré-candidato Toninho Ferreira, logo na abertura do evento, num teatro.
O lançamento do político, que vai disputar a prefeitura de São José dos Campos pela terceira vez, teve elementos característicos nos partidos de esquerda: apoio de sindicalistas, protagonismo da bandeira LGBT+, e discursos longos – ainda que Toninho tenha falado apenas dois minutos a mais do que Ortiz Júnior.
Mas o ápice da convenção foi a execução da Internacional, o hino dos trabalhadores para socialistas e comunistas. Com os punhos cerrados para o alto, os presentes cantaram a plenos pulmões os versos “bem unidos façamos, nesta luta final, uma terra sem amos, a internacional”.
Convenção PSD – São José dos Campos
Anderson Farias fez um discurso político, focado nos agradecimentos aos líderes políticos dos partidos de sua coligação. Anderson terá uma frente ampla, com PSD, Podemos, PP, PRD, Republicanos, MDB e Solidariedade. Atual prefeito, ele não apresentou propostas concretas, mas prometeu melhorias na cidade.
“A gente pode ir para rua de cabeça erguida. Vamos mostrar o que nós fizemos, vamos reconhecer aquilo que nós precisamos melhorar. Reconhecer alguns erros que a gente possa ter cometido, mas vamos ter proposta”, afirmou.
Veja vídeo com trechos do discurso de Anderson Farias:
Veja vídeo com trechos do discurso de Anderson Farias (PSD)
Convenção PSTU – São José dos Campos
Toninho Ferreira utilizou boa parte do seu discurso para fazer críticas a antigas e a atual gestão de São José dos Campos. Toninho apontou dificuldades enfrentadas pela população, mas não apresentou propostas detalhadas para superar os problemas. Sobre os bairros irregulares, afirmou:
“eles (gestão municipal) dizem o que a justiça não deixa, o promotor não deixa, defensoria… chama todo mundo, põe todo mundo numa mesa e vamos resolver esse negócio. É possível resolver. Basta ter vontade política”.
Veja vídeo com trechos do discurso de Toninho Ferreira:
Veja vídeo com trechos do discurso de Toninho Ferreira (PSTU)
Convenção Republicanos – Taubaté
Ortiz Júnior subiu ao palco e lembrou seus feitos nos anos em que esteve a frente da prefeitura de Taubaté. Procurou reforçar a imagem de um político preparado, que estudou nos últimos quatro anos para retomar o paço municipal. E focou parte do discurso em três metas: educação; a construção de um novo Hmut, para atendimentos de baixa e média complexidade; e utilização do prédio do atual Hmut para um pólo de “economia criativa”, explicando de forma vaga essa segunda ideia.
“Vamos criar ali um moderno hub de inovação, tecnologia, voltado para a economia criativa. Essa é a vocação da nossa cidade”.
Veja vídeo com trechos do discurso de Ortiz Júnior:
Veja vídeo com trechos do discurso de Ortiz Júnior (Republicanos)
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.