Campinas encaminha 3% dos usuários de telemedicina a prontos-socorros em 16 meses


Número indica que 96,24% das pessoas atendidas não precisaram utilizar os serviços de urgência e emergência. Total de atendimentos em telessaude de março de 2023 a junho deste ano foi de 36,7 mil. Campinas fez 36 mil atendimentos por telemedicina em 16 meses
Fernanda Sunega/PMC
Campinas (SP) encaminhou, no intervalo de 16 meses, 3,76% dos pacientes que passaram pelo serviço de telemedicina na métropole a prontos-socorros da rede pública. O índice, obtido pelo g1 com a Secretaria de Saúde, indica, consequentemente, que 96,24% das pessoas atendidas não precisaram utilizar os serviços de urgência e emergência.
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O balanço enviado pelo governo municipal corresponde ao período de março de 2023, quando o serviço começou a ser implantado, até junho deste ano. Em números absolutos, foram 36.720 teleconsultas, sendo que, deste total, 891, que representa os 3,76%, passaram também pelo atendimento presencial.
De acordo com o Executivo, os atendimentos via telemedicina em Campinas equivalem a 6 mil horas e 255 dias ininterruptos de trabalho. O objetivo da administração, desde quando anunciou o projeto em 2021, é “reduzir a pressão nas unidades de saúde”.
O volume de 36,7 mil atendimentos equivale à média de 2,2 mil por mês. À época do anúncio, a prefeitura tinha a previsão de fazer 70 mil teleconsultas mensais. Em nota, a pasta disse que a “utilização de todo potencial do recurso deve aumentar gradativamente com a continuidade dos excelentes resultados e a popularização do serviço”.
Segundo a Secretaria de Saúde, o total de atendimentos por telemedicina é dividido em duas categorias:
👉 Teleconsultas: quando o paciente faz a consulta com um médico
👉 Teleinterconsulta: consiste em profissionais de centros de saúde trocarem informações com especialistas de policlínicas em relação as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia e urologia.
No período de março do ano passado a junho deste ano, foram realizadas entre 23,6 mil teleconsultas e 13 mil teleinterconsultas. Médica e coordenadora do programa de saúde digital, Thaís Leitão avaliou como positiva a quantidade de atendimentos.
“Nossa expectativa é que a gente obtenha mais adesão em 2024, que os pacientes continuem se beneficiando e isso traga mais assistência e otimização dos recursos, que é um dos objetivos também da telessaúde”, explicou.
Como conseguir atendimento?
Quem aceita a telessaúde recebe uma mensagem da assistente virtual pelo número (19) 9-9604-3012. O telefone não aceita ligações e a identificação aparece como Acesso Fácil Saúde Campinas, incluindo logotipo.
O paciente que aceita recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS pelo número da Saúde Digital, o (19) 9-9962-0245. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.
Telemedicina
O serviço de teleconsulta começou a ser aplicado em Campinas em março de 2023 após alguns atrasos na implantação. O sistema foi expandido para todos os centros de saúde em julho.
A proposta da administração municipal em oferecer o recurso surgiu em setembro de 2021, quando o edital foi publicado. Depois disso, entretanto, ele chegou a ser suspenso após contestações de empresas interessadas e foi reaberto em outubro daquele ano com alterações.
Quando houve a conclusão da licitação, a estimativa do titular da pasta, Lair Zambon, era de início dos atendimentos online em janeiro.
Hospital Mário Gatti, em Campinas (SP).
Eduardo Lopes
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