Alunos acampam em escola durante as férias para imergir na história do Brasil em projeto sobre culturas


Iniciativa em Ribeirão Preto, SP, promove oficinas, vivências e visitas de estudantes às raízes portuguesas, indígenas e africanas. Dez melhores trabalhos farão intercâmbio em Portugal. Projeto de arte-educação leva alunos de Ribeirão Preto para Portugal
Desde a última quinta-feira (4) e até a próxima quarta-feira (10), a escola municipal Virgílio Salata recebe, em plenas férias escolares, cerca de 100 alunos de Ribeirão Preto (SP) e Serrana (SP) para uma imersão sobre história do Brasil a partir do ponto de vista dos povos indígenas e africanos.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
São dias de oficina, vivências, visitas e palestras que tem como foco as culturas, vivências e práticas afro-brasileiras e originárias. Toda essa aprendizagem deve se materializar na produção de curtas-metragens pensados pelos próprios estudantes.
Alunos devem produzir curta-metragem sobre história do Brasil
Reprodução/EPTV
Os alunos, que estão acampados no local, foram selecionados pelo projeto ‘Era uma vez… Brasil’, da Origem Produções e Ministério da Cultura, que se propõe a refletir sobre as raízes da colonização e os povos e etnias que constituem o povo brasileiro.
Foco em grupos invisíveis
Segundo Guilherme Ramos Parreira, coordenador geral do projeto, a iniciativa pretende aproximar os alunos da história do Brasil, mas com foco em grupos minoritários e oprimidos.
“São muitos lados na história. Várias coisas que acontecem no presente não surgiram do nada. Entender isso é importante para a gente conseguir atuar melhor, corrigir desigualdades, entender melhor porque o mundo é como é. Entender a gente mesmo, que grupo a gente pertence, a relação com a ancestralidade e as questões sociais e que a gente observa”, diz.
A primeira etapa do projeto aconteceu em março a partir da produção de histórias em quadrinho com o tema “Mais que o Ipiranga: a independência de outros Brasis”, após a realização de oficinas formativas.
Alunos ficarão acampados até a quarta-feira em imersão sobre a história do Brasil
Reprodução/EPTV
As histórias mais representativas de todos os municípios participantes também serão publicadas em um livro, destinado a escolas e bibliotecas do Brasil e Portugal.
Próxima etapa: viagem a Portugal
Após a etapa de imersão, que acontece agora, dez alunos serão escolhidos para uma viagem de intercâmbio em Portugal, durante o período de dez dias, no mês de novembro. O objetivo da viagem é conhecer escolas, museus, centros culturais, bibliotecas e monumentos importantes para a compreensão da história dos países.
A última etapa do projeto, a ser realizada em dezembro, tem a proposta de difundir o conhecimento adquirido pelos estudantes em suas próprias comunidades, exercitando o diálogo e pensando em novos projetos.
Vivências, oficinas, visitas e atividades fazem parte das atividades desenvolvidas pelos alunos
Reprodução/EPTV
Inspiração e orgulho
Arthur Dias do Nascimento, de 13 anos, conta que tem aprendido sobre culturas e vivências indígenas e afro-brasileiras, teatro, capoeira, dança e outras atividades. Apesar de nunca ter pensado em produzir um filme, a experiência trouxe motivação para o estudante e muito orgulho para sua família.
“Estou muito animado e feliz por estar aqui, nunca pensei que eu conseguiria fazer isso. Minha família ficou muito orgulhosa. Não acreditei que fui selecionado para o projeto, eu quase chorei. Aqui eu vou ganhar experiência que vou levar para a vida toda e espero ter um bom futuro”, conta.
O resultado da vivência com os selecionados para a próxima etapa, de intercâmbio em Portugal, será revelado no próximo dia 15 de agosto.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.