Dia do Amigo: filhotes de macaco e anta resgatados sem os pais criam relação de amizade em pousada de MT; vídeo

Filhotes cresceram juntos na pousada. Sansão é um macaco bugio amarelo de dois anos de idade, enquanto Zeus é um filhote de 7 meses. Dia do Amigo: filhotes de macaco e anta vivem relação de amizade em pousada de MT
Uma amizade improvável, mas nem por isso menos especial, tem chamado a atenção de hóspedes de uma pousada em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. A interação é entre Sansão, um macaco, e Zeus, uma anta.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Vídeos gravados por funcionários da pousada mostram Sansão limpando o rosto e corpo do filhote de anta, que aparece deitado e despreocupado. (assista acima)
Sansão é um macaco bugio amarelo de dois anos de idade, enquanto Zeus é um filhote de anta, de 7 meses. Segundo o dono da pousada, Tarso Lopes, o local funciona como uma espécie de reintegração para os animais, que são levados pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e os filhotes cresceram juntos.
“Os dois foram criados juntos, mas vivem livremente na natureza. Todos os animais aqui vivem em liberdade e temos muitos macacos nativos. O Zeus aparece de dois em dois dias para se alimentar e depois vai embora para o mato”, explica.
Segundo a bióloga Lorena Amorim, a relação entre os dois filhotes pode ser explicada por vários aspectos do comportamento animal: grooming e busca por segurança.
🐵Grooming: O macaco pratica grooming, que significa “catação” e é um comportamento de limpeza social que promove laços e reduz o estresse, e reduz os parasitas.
“Eles provavelmente buscam segurança e companhia um no outro, indicando conforto e segurança. Interações entre espécies diferentes, comuns em resgates ou animais em cativeiro, podem formar laços não tradicionais como adaptação e suporte mútuo”, explica.
LEIA MAIS:
Registro raro: tuiuiú alimenta filhotes em ninho feito há 20 anos no Pantanal de MT; VÍDEO
Biólogo registra onça-pintada se alimentando de jacaré morto no Pantanal e explica comportamento ‘oportunista’; vídeo
Semelhanças
Quando pensamos em nossos próprios amigos, percebemos que eles são iguais em vários sentidos. Crescer na mesma cidade, estudar juntos e compartilhar hobbies ajudam a formar uma amizade.
Essa tendência à semelhança, que os cientistas chamam de “homofilia”, não é exclusiva dos humanos. Macacos, zebras, marmotas, elefantes e baleias preferem interagir com indivíduos próximos de sua faixa etária.
No caso do Sansão e do Zeus, a bióloga ainda conta que o grooming é um comportamento típico de cuidado parental nos primatas. O ato de higienizar o pelo de outro animal funciona não apenas para retirar sujeira e parasitas, mas também para obter favores mais tarde.
“Esse instinto pode ser uma forma de expressão natural de cuidado e apoio, mesmo em uma interação interespécies”, pontuou.
🐒Ditado popular
Os primatas das espécies bugio são conhecidos por emitirem um forte grito, que especialistas chamam de “ronco”. Há quem diga que a voz do animal é um canto para chamar a chuva. Ele, inclusive, era conhecido como ‘macaco meteorologista’.
“Bugio cantou na serra, chuva na terra”, diz o ditado popular.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.