PM baleado na cabeça no ES está com fala e movimentos comprometidos; ‘todo dia ele aprende uma palavra nova’, diz esposa


Policial Saimen Rodrigues foi baleado no dia 1° de maio de 2024 e recebeu alta do hospital nesta quinta-feira (18). Ele está com algumas sequelas, segundo a esposa. Policial militar Saimen Rodrigues, baleado na cabeça no dia 1º de maio na Serra, recebe alta do hospital nesta quinta (18) no Espírito Santo
Ricardo Medeiros
Fardado e sob aplausos, o policial militar Saimen Rodrigues recebeu alta nesta quinta-feira (18) do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, Grande Vitória, após 79 dias internado. Após mais de dois meses de luta, agora a família se prepara para continuar a evolução e recuperação das sequelas em casa, uma vez que o PM tem dificuldades de movimentos e na fala.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O soldado foi baleado na cabeça no dia 1° de maio de 2024, enquanto trabalhava. Ele estava com um colega, em um patrulhamento, quando foi atingido.
Na saída do hospital, homenagens foram feitas por familiares, colegas de farda e equipe médica. Os passos ainda cambaleantes e a continência sem a mesma precisão, revelam parte das dificuldades motoras enfrentadas.
“O tiro afetou justamente a área da fala. Aliás, toda a parte de comunicação, a fala e a escrita juntas. Aí ele está com dificuldade de falar e também não consegue escrever. […] Além disso, tem a parte motora, né? No início, todo o lado direito dele estava paralisado, mas a perna já voltou a se movimentar e o braço também já está apresentando algum reflexo”, contou.
A esposa já prevê um longo trabalho feito com a fonoaudióloga para auxiliar na melhora da comunicação.
Policial militar Saimen Rodrigues, baleado na cabeça no dia 1º de maio na Serra, recebe alta do hospital nesta quinta (18) no Espírito Santo
Ricardo Medeiros
“A previsão dele voltar a falar é uma coisa que é a terapia que vai fazer. A gente não tem como saber. É realmente trabalhar pela terapia, com a fonoaudióloga. Mas devagarzinho vem, tá? Todo dia ele fala uma palavrinha nova, quando ele se esforça, consegue falar uma coisa ou outra. E devagarzinho é o trabalho que a gente vai fazer agora”, disse esperançosa.
Após 79 dias de internação, o soldado perdeu 20 quilos e precisará também trabalhar para recuperar a massa magra e a parte nutricional. Apesar de todo o cenário, na avaliação dos médicos, o quadro do Saimen é surpreendente e existem boas chances da evolução continuar.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
“Ele conseguiu se recuperar acima das expectativas neste primeiro momento. Hoje ele vai embora ainda com limitações, mas com boa perspectiva que consiga recuperar isso com o tempo, ou pelo menos boa parte disso”, prevê o médico clínico-geral Marlon Moreli.
Policial militar Saimen Rodrigues, baleado na cabeça no dia 1º de maio na Serra, recebe alta do hospital nesta quinta (18) no Espírito Santo
Divulgação
Volta ao trabalho
Agora a recuperação continua, em casa e também em consultas no hospital. De acordo com os médicos, ainda é muito cedo para dizer se Saimen vai poder atuar novamente nas ruas, mas o sonho de voltar a atuar permanece.
“Ele sempre amou demais a profissão dele. Ele era muito feliz na polícia e ele tem vontade de voltar. A possibilidade de não conseguir voltar é o que mais deixou ele triste hoje, porque ele era extremamente apaixonado pelo que ele fazia. Ele trabalhava com garra mesmo, com muita vontade”, contou a esposa.
PM baleado na cabeça no ES acorda após quase 15 dias em coma; ‘Grata por esse milagre’, diz esposa
Segundo ela, o marido é feliz fazendo parte da corporação.
“Saimen é muito feliz dentro da polícia e a gente vai trabalhar com afinco para que, um dia, se ele quiser voltar, ele ter a possibilidade de escolher. Ele tem muito orgulho de fazer parte da corporação da Polícia Militar. A polícia também está prestando todo o apoio pra ele durante todo esse processo. Está todo mundo muito comovido. Sensibilizou, assim, toda a corporação”, finalizou.
Relembre o caso
Saimen Rodrigues foi baleado durante patrulhamento no bairro Cidade Pomar, na Serra, no dia 1° de maio. Após uma troca de tiros e perseguição, uma dupla suspeita se rendeu e desceu do veículo que estava sendo utilizado.
Enquanto Saimen vasculhava o interior do carro, um terceiro homem, escondido no veículo, atirou na cabeça do soldado. No dia seguinte, a polícia prendeu o principal suspeito pelo crime, um homem de 25 anos, que não teve a identidade revelada.
LEIA TAMBÉM:
Policial militar é baleado na cabeça durante patrulhamento em Vila Velha
O soldado estava internado desde então, e despertou do coma no dia 15 de maio, duas semanas após ser baleado. Ele passou por cirurgias e a sedação foi retirada no dia 6 de junho. Desde então, a evolução de Saimen foi constante.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.