Uma carreta do projeto do governo estadual ficará estacionada nas duas cidades nesta semana para oferecer serviços gratuitos à população. Imagem de arquivo – Projeto Cidadania Itinerante.
Amanda Sanches/TV TEM
Uma van do projeto “Cidadania Itinerante”, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo (SJC-SP), oferecerá à população de Redenção da Serra (SP) e de São Luiz do Paraitinga (SP) serviços gratuitos de emissão de documentos.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em Redenção da Serra, o atendimento será terça-feira (3) e quarta-feira (4), das 9h às 17h, na rua Vinte e Oito de Agosto, centro.
Já em São Luiz do Paraitinga, o atendimento será feito na quinta-feira (5), das 9h às 17h, e sexta-feira (6), das 9h às 16h, na Praça Dr. Oswaldo Cruz, s/n.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, serão distribuídas 100 senhas diariamente aos moradores e o atendimento será feito por ordem de chegada.
Confira quais serviços estarão disponíveis de forma gratuita aos moradores da cidade:
Agendamento de 1ª e 2ª via de RG;
Agendamento de 2ª via de CNH;
Agendamento na Receita Federal;
Atestado de antecedentes criminais;
Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
Consulta Serasa;
Criação de conta GOV;
Elaboração de currículo;
Emissão 2ª via de CPF e título de eleitor;
Emissão de 2ª via de contas (água e luz);
Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;
Entrada no seguro-desemprego;
Orientações com Procon e Defensoria Pública;
Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM);
Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa;
Registro de boletim de ocorrência;
Solicitação de 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
De acordo com o Governo de São Paulo, o ‘Cidadania Itinerante’ é um projeto da Secretaria da Justiça e Cidadania. Três carretas percorrem as cidades de SP para oferecer à população diversos serviços.
Além disso, o programa pode receber denúncias sobre discriminação racial de povos indígenas e de gênero, violência doméstica, apoio às vítimas de violência, proteção às crianças ameaçadas de morte.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina