Por que começou a ventar tanto no Grande Recife? Entenda fenômeno que causa fortes rajadas de vento


Segundo meteorologista da Apac, houve uma alta antecipada na pressão atmosférica em julho, que estava prevista para os meses de agosto a outubro. Por que está ventando tanto no Recife? Entenda fenômeno que causa fortes rajadas de vento no litoral
A Região Metropolitana do Recife tem registrado um aumento na intensidade dos ventos neste mÊs de julho. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o fenômeno afeta todo o litoral do Nordeste e acontece por causa de uma alta na pressão atmosférica (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco nesta quinta-feira (18), o meteorologista Patrice Oliveira contou ventos fortes, de 40 a 60 km/h, são comuns a partir da segunda metade de agosto até outubro.
“Está tendo uma antecipação. Nós temos ocorrências de ventos e rajadas mais do que o normal durante o mês de julho, e com pouca chuva”, disse.
No entanto, essa antecipação não significa que os ventos vão diminuir nos próximos meses.
“A gente não era para estar com esse tipo de intensidade. Então, quando chegar nesse mês [agosto], ele pode ficar ainda mais intenso do que geralmente é”, contou.
De acordo com Patrice, a origem dessa antecipação vem da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que apresenta uma alta na pressão subtropical, intensificando os ventos para o litoral. O meteorologista também falou como esses ventos atingem áreas mais distantes da praia.
“Temos várias construções, prédios e avenidas, e esse vento ‘encana’ ali. Nisso, ele se intensifica naquela área, por isso que você consegue ver placas se balançando”, afirmou.
Imagem de arquivo do Parque das Esculturas, no Centro do Recife
Reprodução/TV Globo
Vendaval em outras regiões do estado
O aumento da ventania também foi registrado em regiões do Agreste, da Zona da Mata e do Sertão do estado. Na quarta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado de vendaval para Pernambuco e outros estados do Nordeste.
O aviso era válido até às 21h da quarta e, de acordo com o instituto, mesmo com o baixo risco de queda de galhos e árvores, o grau de severidade foi considerado como perigo potencial.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.