Peixes são tratados como pets e comem até biscoito na mão do dono; vídeo


Animal vive em água doce e, segundo especialista, peixes podem ser criados como pets, como por exemplo, nos aquários. Produtor rural cria os peixes há dez anos e diz que os peixes são da família. Produtor rural Alberto Castro alimenta os peixes de sua fazenda com biscoito frito, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Um vídeo que mostra um homem dando biscoito de queijo para os peixes começou a circular nas redes sociais nesta semana. No vídeo, o produtor rural Alberto Castro aparece deitado em uma madeira enquanto os peixes chacoalham na água à espera pelos biscoitos na fazenda São Paulo Apóstolo, em Bela Vista de Goiás, região sudoeste de Goiás.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Há dez anos, Alberto resolveu investir na criação de peixes na sua fazenda em Bela Vista, a 50 km de Goiânia. Ele afirma que os peixes são da família e não deixa ninguém os pescar. Hoje há 340 peixes entre tambaquis e caranhas. Segundo Alberto, além do biscoito, os peixes também se alimentam de frutas como acerola, manga e jenipapo.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Onça surpreende ao brincar com filhotes em Goiás
Animal raro e ameaçado de extinção, cachorro-vinagre é visto em Goiás; vídeo
FOTOS: cães se tornam modelos em ensaio de Natal para incentivar a adoção responsável em Goiânia
O peixe que aparece nas imagens é o tambaqui, considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo, também é uma das espécies de peixes mais produzidas do Brasil. O biólogo Edson Abrão confirma que peixes podem ser criados como pets. Ele deu o exemplo dos aquários. Entretanto, o especialista disse que esses animais são onívoros, que comem plantas, algas, vegetais e outros animais. “Faz mal? Faz demais. O animal vai engordar porque o biscoito contém gordura e morre”.
Desequilíbrio ecológico e nutricional
A médica veterinária Luana Borboleta aponta um desequilíbrio nutricional para a espécie. “Para um animal que come basicamente de tudo: pequenos crustáceos, insetos, frutas e castanhas, se a base da alimentação do peixe é um biscoito, isso vai trazer um desbalanço nutricional, causando ganho de peso e outras doenças.”
Inteligência
Os dois especialistas ouvidos pela reportagem citaram a inteligência do animal em associar a presença do dono com o alimento. “O vídeo prova que o peixe é um animal extremamente inteligente, ele associa a presença da pessoa com o alimento”, Luana. “Quando você dá um alimento para qualquer animal, seja silvestre ou domesticado, ele entende que ali tem um amigo que vai alimentá-lo”, Edson.
Morador viraliza ao criar peixes tratados como pets que até comem biscoito na mão do dono
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.