‘Prefeita, só se for no cemitério’: candidata de Caieiras, em SP, registra boletim de ocorrência após ser ameaçada em vídeo


Felipe Lima Franco, que tentaria vaga de vereador pelo Solidariedade em Franco da Rocha, e Henrique Stocco, assessor parlamentar em Caieiras, aparecem armados em vídeo ameaçando a vereadora do PV. Solidariedade informou que Felipe se desfiliou do partido. Felipe Lima Franco, candidato a vereador pelo Solidariedade e Henrique Stocco, assessor parlamentar de Caieiras
Reprodução
A vereadora Josie Dartora (PV), candidata à Prefeitura de Caieiras, na Grande São Paulo, registrou um boletim de ocorrência após ser ameaçada por um ex-candidato a vereador da cidade vizinha de Franco da Rocha.
Felipe Lima Franco, que tentaria uma vaga pelo Solidariedade, e Henrique Stocco, assessor parlamentar de Caieiras e presidente municipal do PDT, aparecem em um vídeo – que viralizou nas redes sociais – com uma arma e falando que Dartora será “prefeita só se for no cemitério”.
Os dois também aparecem mostrando o dedo do meio no vídeo e, logo em seguida, com uma arma dizendo que “defendem Caieiras na bala”.
Felipe nega que tenha ameaçado a candidata (veja mais abaixo).
Candidata à Prefeitura de Caieiras registra boletim de ocorrência após ser ameaçada por ca
O Solidariedade de Franco da Rocha, partido em que Felipe sairia candidato, afirmou que “a Direção Executiva Municipal decidiu, de forma unânime, que seu nome não será encaminhado na convenção partidária e não será candidato do partido”. Ele também se desfiliou da legenda (veja abaixo).
Dartora, que é candidata da federação PT/PV/PCdoB, afirmou ao g1 que não foi a primeira vez que recebeu ameaças.
“Estou andando com seguranças 24 horas há cerca de nove meses. Então é uma situação corriqueira aqui em Caieiras, nos corredores da Câmara. Não foi a primeira situação de ameaça que passei. Sempre faço boletim de ocorrência e tento me resguardar, mas o prefeito e seus apoiadores continuam com os ataques”, afirmou.
“Esse episódio da arma é assustador, mas não é novidade. Jamais vou desistir da minha candidatura, porque é isso que eles querem. Meu principal medo é pela minha cidade”, completa.
Em nota, Felipe afirmou que “em momento algum” ameaçou Josie Dartora. “O vídeo foi editado para me prejudicar politicamente. Postei um vídeo onde mostro que a arma era de airsoft, e o diálogo numa chamada de vídeo via WhatsApp foi gravado propositalmente para me atingir. Já me desfiliei do Solidariedade e não serei mais candidato a vereador pelo partido. Estou à disposição da Justiça para investigações e já pedi desculpas publicas a Josie Dartora.”
O atual prefeito de Caieiras é Gilmar Lagoinha (PL), que tenta a reeleição. Em vídeo numa rede social, Lagoinha afirmou que “sempre fui contra qualquer tipo de violência. Me solidarizo contra qualquer pessoa que sofreu qualquer tipo de ataque. Quem comete um ato de violência deve responder por isso”.
E emendou: “Segundo: qualquer é um responsável pelo que faz e o que diz, não tem cabimento algum querer associar o ato condenável de uma pessoa a outra, que não concorda e não teve participação nenhuma. Qualquer tentativa de forçar essa associação como colocar a minha foto em um vídeo de outra pessoa é transformar um assunto sério em baixaria política”.
O g1 procurou Henrique e aguarda retorno.
Vereadora se manifestou por uma rede social.
Reprodução
O que diz o Solidariedade
“Não basta repudiar. É preciso agir. Por isso, além de nosso total repúdio às declarações feitas, em um vídeo que circula nas redes sociais, por um pré-candidato a vereador do Solidariedade, a direção executiva municipal decidiu, de forma unânime, que seu nome não será encaminhado na convenção partidária e não será candidato do partido.
Não podemos aceitar ameaças contra mulheres e violência de gênero na política. Não se brinca com isso. Jamais!
Cabe informar que, antes que um processo interno fosse aberto, o próprio entregou sua carta de desfiliação. Lamento o ocorrido e presto a minha total solidariedade à Josie Dartora.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.