Aventura, natureza, boa comida e cultura são destaques do inverno mineiro


Diversidade de roteiros atrai turistas de todos os cantos do mundo Experiência de Vinhos em Diamantina –
Isis Medeiros
Com a chegada do inverno, Minas Gerais terá uma temporada repleta de atividades turísticas, com mais de 500 ações planejadas até o encerramento oficial da estação, em 22 de setembro. Essas propostas fazem parte do programa Inverno em Minas, que visa destacar os atrativos naturais, culturais, e a Cozinha Mineira, eleita a melhor culinária do país este ano.
O Inverno em Minas integra um projeto maior: o Diversifica, criado em 2023 pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) com o objetivo de diversificar o turismo no Estado, por meio da criação, estruturação e promoção de rotas de experiências turísticas em todas as regiões. São ao todo 16 rotas programadas para serem estruturadas e lançadas até 2026 nos segmentos de natureza, religiosidade, cultura e cozinha mineira.

Para cada gosto, um destino
O programa Inverno em Minas conta com cinco passeios exclusivos que combinam belezas naturais, patrimônio histórico, tranquilidade, aventura e as delícias da Cozinha Mineira. Os roteiros proporcionam vivências únicas pelos tesouros mineiros, como visitas a vinícolas, queijarias, cidades históricas, natureza exuberante e muito mais. Nesse período, são realizados os tradicionais festivais de inverno em diversas localidades, recheados de atividades culturais e educativas como shows, exposições, oficinas, apresentações teatrais e sessões de cinema.
Confira abaixo as opções:
Território dos Vinhos
Visita à vinícola em Três Pontas, MG
Lucas de Godoy
Se Minas ficou conhecida pela cachaça, agora chegou a vez de mostrar o potencial do vinho regional. Quem gosta da bebida vai se surpreender com o Território dos Vinhos, roteiro que abrange cidades como Três Pontas, Caldas, Andradas e São Gonçalo do Sapucaí, e oferece uma experiência enológica única.
A tradicional região cafeeira no Sul de Minas Gerais tem se transformado e despontado também como polo de produção de vinho, especialmente com as uvas Syrah e Sauvignon Blanc. Já são diversas as vinícolas por ali. Além de produtos premiados, elas têm desenvolvido o turismo na região, recebendo visitantes para conhecer seus processos, com direito a vivências e degustações. Com as temperaturas mais frias, os vales e serras do Sul de Minas ganham um novo charme e possibilitam experiências ainda mais especiais.
O Território dos Vinhos combina passeios em grandes vinícolas com belezas naturais, patrimônio histórico, tranquilidade, aventura e, claro, as delícias da Cozinha Mineira.
Território Serra da Canastra/Mar de Minas
Já o Território Serra da Canastra/Mar de Minas explora locais como São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita, ideais para os amantes da natureza e aventura.
Paisagens majestosas envoltas pela neblina e o clima fresco da Serra da Canastra oferecem um refúgio tranquilo para quem busca relaxar e apreciar a natureza. As pousadas rústicas e hospitaleiras proporcionam um ambiente aconchegante, onde é possível desfrutar de noites ao redor de uma lareira e contemplar o céu estrelado, além da Cozinha Mineira, que se torna uma grande aliada na estação mais fria do ano, com típicos pratos como ensopados, caldos preparados no fogão a lenha e o famoso cafezinho acompanhado de um pão de queijo feito com Queijo Canastra.
Extrema, MG
Nilmar Lage
Território Sul de Minas
Esse é o trajeto perfeito para quem busca paisagens naturais e tranquilidade. O Território Sul de Minas inclui Extrema, Gonçalves e Monte Verde, famosas pelo clima frio e até geadas. As temperaturas nestas cidades chegam a -0,4 °C. Este trajeto reúne uma série de atrativos para curtir as temperaturas mais baixas, entre parques e cachoeiras, artesanato, chocolate, cerveja, cachaça e charmosos hotéis e restaurantes. As cidades são paradas obrigatórias para quem quer desfilar os casacos, aproveitando as delícias quentes da Cozinha Mineira para ajudar a aquecer o corpo e a alma.
Monte Verde, na região de Camanducaia, é um dos destinos mais procurados do Brasil para curtir as baixas temperaturas, com pousadas aconchegantes, restaurantes de comidas fartas e saborosas e paisagens emolduradas pela imponente Serra da Mantiqueira.
A tranquilidade e o aconchego são o ponto alto de Gonçalves, que, no inverno, costuma ficar coberta de gelo e com temperaturas bem baixas. Por isso, a maior parte de suas pousadas oferecem lareiras, banheiras de hidromassagem e vistas panorâmicas das montanhas. O artesanato e a excelente cozinha também são destaques em Gonçalves.
Extrema é um pequeno município rodeado pela biodiversidade da Mata Atlântica em um clima de montanha e paisagens naturais de tirar o fôlego, localizada dentro da Unidade de Conservação da Natureza – Área de Proteção Ambiental Fernão Dias e do conjunto de unidades de conservação Mosaico Mantiqueira, com altitudes que variam de 880m a 1725m. Com pouco mais de 53 mil habitantes, o município permite ao visitante se aventurar com os esportes radicais, caminhadas, contemplação e bem estar, dentre outras atividades de lazer junto à natureza.
Território Espinhaço/Diamantes
Considerada a única cordilheira do Brasil, a Serra do Espinhaço tem paisagens de tirar o fôlego em toda sua extensão e, principalmente, nas charmosas cidades históricas que tiveram seu apogeu no Ciclo dos Diamantes do século XVIII. Com arquitetura colonial e imponentes obras do Barroco Mineiro, casarões, sobrados e igrejas pintados de branco e azul dividem a paisagem com os picos e vales que emolduram o horizonte.
Além do charme de passear pelas ruas e ladeiras, o lugar também vibra história, arte, patrimônio histórico, cultura e culinária, e ainda é um terroir ímpar para produtos como queijo. Na época mais fria do ano, a região fica mais especial, com um impressionante pôr do sol, o céu muito estrelado e o tempo que convida a um agasalho, um prato de inverno, um vinho e uma boa prosa.
Para quem tem criança, o Território Espinhaço/Diamantes, que passa por Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde e Serro, oferece uma imersão cultural e histórica encantadora.
Território Estrada Real
Serro
Isis Medeiros
A Estrada Real é um dos maiores circuitos turísticos do Brasil. Com cerca de 1.600 km, a Estrada começou a ser construída no século XVII para ligar o Rio de Janeiro, capital do império, às regiões produtoras de ouro do interior de Minas Gerais. No roteiro criado pelo Governo do Estado, os visitantes são transportados para os tempos dourados da mineração através de um passeio por destinos como o Santuário do Caraça, Catas Altas, Santana do Montes e Tiradentes. O Território Estrada Real combina história, religiosidade e belezas naturais.
Planos futuros
O Projeto Diversifica, lançado em 2023 pela Secult, tem como objetivo ampliar a oferta turística do estado. Com a meta de estruturar 16 rotas até 2026, o projeto busca promover experiências em natureza, religiosidade, cultura e, claro, a Cozinha Mineira. Essa iniciativa não apenas diversifica o turismo em Minas Gerais, mas também aumenta o fluxo de visitantes, beneficiando a economia local.
Vem pra Minas! Para mais informações sobre esses e outros destinos fascinantes em Minas Gerais, visite o portal www.minasgerais.com.br e acompanhe as belezas regionais nas redes sociais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.