Após percorrer mais de 30 km, acreana descobre que INSS está em greve e fica sem atendimento: ‘Não sabia’


Patrícia Costa mora na zona rural de Porto Acre, no interior, e veio para Rio Branco em busca de atendimento para o filho de 9 anos. Ao chegar na agência de Rio Branco, a moradora descobriu que não haveria atendimento sem agendamento. Casal percorre 30 quilômetros de ramal até Rio Branco e descobre que INSS está em greve
José Rodinei/Rede Amazônica
A dona de casa Patrícia Costa, de Porto Acre, interior do estado, foi surpreendida ao chegar na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco nesta quarta-feira (17) e descobrir que não haveria atendimento sem agendamento. É que os servidores entraram em greve nessa terça (16) por melhorias trabalhistas.
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, Patrícia contou que mora na zona rural de Porto Acre e percorreu 30 quilômetros de estrada de terra para chegar na zona urbana e, então, seguir viagem para a capital Rio Branco.
“Eu não sabia porque entrei no site para tentar agendar e só dava indisponível e não tinha nenhuma informação dizendo que tinham entrado em greve. Aí a gente veio. A gente vem de longe, somos da estrada de Porto Acre, são 30 km de ramal, ficamos na casa da minha cunhada no [bairro] Calafate e aí é complicado”, lamentou.
Com o marido e o filho de 9 anos que é deficiente visual, ela buscava atendimento para aposentar o menino por invalidez. “Faz um bom tempo que a gente tenta e nunca dá certo, aí eu consegui um laudo, fui fazer a consulta dele e o médico me deu o laudo. Espero que não vença esse laudo porque ele disse que tem um prazo”, criticou.
INSS em Rio Branco está em greve desde o último dia 16 de julho; serviços ocorrem apenas pela internet
José Rodinei/Rede Amazônica
Greve
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco aderiram ao movimento nacional e entraram em greve por tempo indeterminado nessa terça-feira (16). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Acre (Sindsep-AC).
Os atendimentos agendados anteriormente seguem normalmente. Os trabalhadores do interior do estado não entraram no movimento, por enquanto.
Dentre as exigências da categoria estão:
Nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social
Reestruturação de carreira
Melhores condições de trabalho
Investimento em tecnologia
Tabela remuneratória de acordo a NT13 (com adicional de qualificação)
Abertura das mesas setoriais com prazo improrrogável (defesa do teletrabalho, novas regras para o bônus e pontuação).
Outras.
Servidores entraram em greve nessa terça-feira (16) em Rio Branco
Arquivo/Sindsep/AC
⚠️Sem o agendamento feito antes da greve, alguns serviços podem ser comprometidos, como: análise e concessão de benefícios, aposentadoria, pensões, salário maternidade, auxílio reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acerto de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise dos recursos e revisões.
O órgão orientou que a população, que tenha algum agendamento ou não, entre em contato pelos canais remotos do INSS pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135.
A previsão é que uma nova rodada de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Condsef seja realizada nesta sexta-feira (19).
Servidores do INSS aderem à greve nacional em Rio Branco
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.