Prefeitura de Bauru suspende obras de revitalização do Calçadão da Batista por atrasos no cronograma


A princípio, o prazo para conclusão da primeira quadra da via seria de 60 dias, mas os serviços já duram mais de 130 dias. Durante o período, a empresa responsável pela obra chegou a ser notificada 20 vezes pelo atraso no cronograma. Obra do Calçadão da Batista segue sem avançar e é suspensa
A Prefeitura de Bauru (SP) suspendeu as obras de revitalização do Calçadão da Batista de Carvalho, um dos principais corredores comerciais do centro-oeste paulista, por atrasos no cronograma das reformas.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A Secretaria de Obras encaminhou um ofício, nesta terça-feira (16), à empresa AC Melko Engenharia, responsável pela reforma, determinando a paralisação das obras já a partir desta quarta-feira (17).
Com início em fevereiro deste ano e prazo de conclusão em até 14 meses, a reforma começou pelo quarteirão 1 e, visando afetar o mínimo possível o funcionamento do comércio na região, só avançaria para as demais quadras após a conclusão por completo de cada trecho.
O investimento é de R$ 5,7 milhões, com recursos próprios do município, e os serviços ficaram a cargo da empresa AC Melko Engenharia e Construções LTDA, vencedora da licitação. Segundo a Prefeitura, R$ 200 mil já foram pagos pela obra.
Obras de revitalização do Calçadão da Batista tinham previsão de durar 14 meses em Bauru
Andressa Lara/TV TEM
A princípio, o prazo para conclusão da primeira quadra da via seria de 60 dias, mas os serviços já duram mais de 130 dias. Durante o período, a empresa responsável pela obra chegou a ser notificada 20 vezes pelo atraso no cronograma.
A Prefeitura de Bauru também chegou a exigir a retirada dos blocos de pedra portuguesa assentados quando o serviço estava 60% concluído, alegando que houve problemas no alinhamento e acabamento dos blocos, que tinham qualidade inferior ao padrão estipulado no contrato.
“A obra foi paralisada em função do atraso injustificado da empresa. Já são quase seis meses de obras e o primeiro quarteirão ainda não foi finalizado”, relatou a secretária de Obras, Pérola Zanotto, à TV TEM.
O ofício enviado à AC Melko se baseia em um procedimento interno aberto pela Prefeitura de Bauru sobre o cumprimento do contrato. Após confirmada a suspensão do contrato, a Secretaria de Obras pretende acionar a segunda colocada na licitação para dar andamento às obras.
“Vamos acionar a segunda colocada para que ela possa assumir as obras nas mesmas condições da primeira colocada. Ela tem que aceitar o valor que a primeira ofertou na licitação”, pontua a secretária.
Calçadão da Batista de Carvalho é principal centro comercial de Bauru
Arquivo Pessoal
Etapas
No cronograma, estão previstas a recuperação completa do piso, implantação de paisagismo com a substituição dos bancos de concreto, da jardinagem e de lixeiras em aço galvanizado, recuperação das instalações elétricas, cobertura em policarbonato alveolar nos arcos, construção de rampas de acesso e instalação de piso tátil, entre outros.
Uma das novidades será a implantação de áreas verdes, que substituirão os arcos sem cobertura, com o objetivo de amenizar os efeitos do calor ao criar sombra natural. Cada quarteirão contará com um espaço para a área verde. Já os dois arcos cobertos de cada quarteirão, símbolos do calçadão, serão mantidos e revitalizados.
Durante o processo de revitalização, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) realiza a substituição e o remanejamento da rede de água do Calçadão da Rua Batista de Carvalho.
Prefeitura de Bauru notifica empresa e pede retirada de blocos já assentados na reforma do Calçadão da Batista de Carvalho
Gabriel Pelosi/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.