Promotor especial pivô de processos contra Trump renuncia


Jack Smith, Conselheiro Especial do Departamento de Justiça dos EUA, atuou na acusação de dois processos contra o presidente eleito, de conspiração para reverter o resultado das eleições de 2020 e de apropriação indevida de documentos de Estado. Montagem mostra Donald Trump e o promotor especial Jack Smith
Saul Leeb, Jim Watson/AFP
O promotor especial Jack Smith, pivô de dois processos contra Trump na Justiça dos EUA que tramitaram até o final de 2024, renunciou neste sábado (11). Ele servia como Conselheiro Especial dos EUA e sua renúncia ocorre a poucos dias da posse do presidente eleito.
Jack Smith liderou dois casos federais contra Donald Trump, um que o acusava de tentar reverter sua derrota nas eleições de 2020 e outro por manuseio indevido de documentos classificados. Smith desistiu das acusações em novembro, após o republicano ter sido eleito para um novo mandato na Casa Branca.
Smith renunciou ao seu cargo no Departamento de Justiça na sexta-feira, segundo documentos judiciais apresentados no sábado à juíza federal Aileen Cannon, pedindo a ela que suspendesse uma ordem judicial que bloqueava a divulgação de seu relatório final sobre seus achados nas investigações contra Trump.
O aviso da renúncia de Smith veio em uma nota de rodapé na apresentação, que afirmou que o Conselheiro Especial havia concluído seu trabalho, submetido seu relatório confidencial final em 7 de janeiro e “se separado” do Departamento de Justiça em 10 de janeiro.
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.