Evento acontece entre 23 e 25 de agosto no Complexo Usina Santa Bárbara. Bandas e artistas que compõem o line-up apresentam variedade de estilos dentro do rock. Fresno se apresenta no Santa Bárbara Rock Fest 2024
Camila Cornelsen
Após os primeiros acordes no final dos anos 1940, o rock ganhou popularidade entre o final dos anos 1950 e início da década de 60. Em meados de 1970, o estilo, que já reunia adeptos em diferentes partes do mundo, passou a agregar mais elementos e a incluir importantes subgêneros. Essa variedade, que cresceu ao longo das décadas, pode ser percebida no Santa Bárbara Rock Fest 2024.
A 7ª edição do evento acontece no Complexo Usina Santa Bárbara entre 23 e 25 de agosto, com entrada gratuita, e vai reunir grandes nomes autorais brasileiros, consagrados nacional e internacionalmente, além de grupos independentes e bandas covers, que se apresentarão nos diferentes palcos do evento.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O g1 preparou um guia com os subgêneros de algumas das bandas e artistas que se apresentam nessa edição do festival em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Confira abaixo
Heavy metal
Estilo marcado por guitarras distorcidas, pela força da bateria e do contrabaixo, por vocais potentes e, muitas vezes, teatrais, o heavy metal apresenta andamentos ora muito rápidos e ora mais lentos e soturnos, a depender das variações e características das bandas.
Para muitos, a pedra fundamental do estilo é o primeiro álbum do Black Sabbath, lançado em 1970, que leva o nome da banda inglesa. O heavy metal, que rompeu a barreira do Reino Unido, ao chegar aos Estados Unidos, a outros locais da Europa do mundo.
É o estilo de Viper e Luis Mariutti, que sobem ao palco no dia 23. Mariutti é um dos fundadores de duas das mais importantes bandas brasileiras do segmento, Angra e Shaman, ambas, inclusive, que tiveram como vocalista André Matos, o primeiro cantor do Viper.
Banda “Viper” que se apresenta no Rock Fest SBO
Divulgação
Thrash Metal
Considerado um subgênero do heavy metal, o thrash metal agrega elementos do punk rock e do New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) para gerar uma sonoridade mais agressiva, rápida e muitas vezes, técnica.
Os riffs pesados de guitarra e as letras que muitas vezes ressaltam conflitos e trazem críticas sociais, são outras marcas do estilo, que tem como grandes expoentes no mundo bandas como Metallica, Slayer e Megadeth.
O Sepultura, que se apresenta no festival na sexta (23), tem no thrash metal uma de suas principais vertentes, junto ao death metal. A banda piracicabana Chacina, que também compõem o line-up do evento barbarense, é mais uma a beber do estilo.
Emocore
O Emocore é um subgênero do rock que teve origem no hardcore, com um maior apelo emocional, representado por letras mais sentimentais, que, muitas vezes, abordam relacionamentos e são confessionais. Tudo isso aliado a uma musicalidade melódica.
Seja pela ênfase nas emoções, pelo estilo de se vestir e pelo corte de cabelo dos músicos e fãs, o emocore despertou a ira de roqueiros conservadores, principalmente a partir do início dos anos 2000, quando o estilo se popularizou em todo o mundo.
Nos últimos anos, o emocore voltou à tona, com o surgimento de novos festivais e com o retorno de grandes expoentes do auge do movimento, como o NX Zero, no Brasil. Outro grande nome do emocore no país é o Fresno, que toca no Santa Bárbara Rock Fest no sábado (24).
A banda Glória, uma das atrações de domingo (25), também surgiu no auge do emocore e agrega elementos do estilo, embora se identifique também com outros gêneros, como screamo e metalcore.
Pitty se apresenta no Rock Fest SBO 2024
Alex Woloch/Divulgação
Rock alternativo
Termo usado anteriormente para definir bandas fora do mainstream que utilizavam uma abordagem mais experimental, o rock alternativo, atualmente, engloba grupos e artistas influenciados por diversos subgêneros do rock.
Do punk ao new wave, passando por grunge e indie, os expoentes do rock alternativo apresentam um leque de estilos. Entre grandes nomes internacionais, estão R.E.M., Jane’s Addiction e Strokes.
A cantora Pitty, atração de domingo (25) do festival de Santa Bárbara d’Oeste, pode ser considerada uma representante do estilo.
Forrocore
A inusitada mistura entre forró e hardcore e punk rock é a marca registrada dos Raimundos, banda que se apresenta no festival no sábado (24). A união de estilos aparentemente incompatíveis é atribuída, principalmente, ao ex-vocalista da banda brasiliense, Rodolfo.
Muito presente em reuniões da sua família paraibana, o forró não era muito apreciado por Rodolfo, porém, o caráter “sacana” das letras do compositor Zenilton teria chamado a sua atenção.
A característica foi incorporada às músicas dos Raimundos, junto a outros elementos da cultura nordestina, numa sonoridade cujo ponto de partida é o punk rock e o hardcore de bandas como Ramones e Dead Kennedys.
Público durante show no Rock Fest SBO 2023
Marcelo Zanetti/g1
Santa Bárbara Rock Fest
O Santa Bárbara Rock Fest 2024 reúne 41 atrações ao longo de três dias de evento. São 35 bandas selecionadas de várias vertentes do rock, além de seis headliners. O evento acontece entre 23 e 25 de agosto e é gratuito.
Veja a programação do palco principal
Sexta-feira (23) – Viper e Sepultura
Sábado (24) – Raimundos e Fresno
Domingo (25) – Gloria e Pitty
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba