Comércio e turismo de verão movimentam a economia de Salvador (BA)


Nesta temporada de verão, são esperados quase 3,5 milhões de turistas, que devem movimentar a economia em mais de R$ 7 bilhões, segundo a prefeitura da capital baiana. Economia de verão movimenta o comércio e o turismo de Salvador
No começo do verão, o comércio e o turismo estão movimentando a economia de Salvador.
“Isso aí já é um barulho de infância, que a gente é acostumado a ouvir. Como nós moramos em São Paulo, a gente faz questão de provar esse sorvete”, diz o engenheiro José Luiz Santos Fernandes.
Já são três anos vendendo picolé nas areias do Porto da Barra. E no verão, o estoque vende rápido.
“Como geralmente nesse carrinho cabe só 200, aí a gente dá de duas a três viagens para fazer o reabastecimento do picolé”, conta o vendedor de picolé Diego Santana.
E não é só picolé. Tem queijo assado, acarajé, geladinho… E se o calor vier forte…
“É leque nele. É leque neles, é leque nelas. É a sensação do verão. Sem leque não adianta”, diz o vendedor de leque Jonimar da Cunha Bispo.
Segundo a Associação de Vendedores Ambulantes, no verão, as vendas chegam a subir 60%. É a melhor época para quem trabalha nas praias.
“Se durante o inverno eu dou três voltas aqui para vender dez geladinhos, por exemplo, no verão chega ali, no início da praia já vende 20”, conta Flávia Castro, vendedora de geladinho.
Comércio e turismo de verão movimentam a economia de Salvador (BA)
Jornal Nacional/ Reprodução
Salvador é uma península com 64 km de praias, onde se compra de tudo. O mar é também o caminho por onde chega um importante tipo de turista: o de cruzeiros, que nesta temporada vai levar ao estado mais de R$ 130 milhões. O gasto médio de cada turista de cruzeiro é de R$ 670 por dia.
“Vai chegando o sol, a galera vai curtindo a praia, os cruzeiros vão chegando também para passear e tudo melhora”, comemora o músico Moisés.
Dos navios direto para o Centro Histórico de Salvador. É para onde vai a maioria dos turistas de cruzeiros. Lá, eles se juntam a outros visitantes de várias partes do país e do exterior, que vão conhecer os muitos museus, igrejas e pontos turísticos – como o Elevador Lacerda. Nesta temporada de verão, são esperados quase 3,5 milhões de turistas, que devem movimentar a economia em mais de R$ 7 bilhões, segundo a prefeitura da capital baiana. E eles já lotam as ruas e restaurantes do Centro Histórico.
“A cada R$ 1 mil gastos no segmento de bares e restaurantes, ele se envolve em cadeia mais um gasto de R$ 3.650. E assim acontece com os empregos também. A cada mil empregos diretos, a gente consegue gerar mais 2.250 empregos indiretos. Então, ganha toda a sociedade”, afirma Leandro Menezes, presidente da Abrasel.
E para deixar o astral ainda melhor, Salvador tem outro atrativo: os ensaios de verão, que já começaram daquele jeito. Timbalada no Ghetto, Carlinhos Brown, Olodum…
“Agora só para no carnaval. O verão da Bahia é tudo de bom”, celebra uma turista.
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