Boulevard da Gastronomia, em Belém, tem edição da Seresta do Carmo nesta sexta, 29; veja programação


Programação resgata valorização de patrimônios histórico e fará homenagem e celebração ao mês da Consciência Negra. Boulevard da Gastronomia, em Belém
Reprodução / Comus
Nesta sexta-feira (29), a Seresta do Carmo está de volta no Boulevard da Gastronomia, em Belém com programação voltada para a valorização de patrimônios históricos e celebrando o mês da consciência negra.
A programação é gratuita, realizada pela Prefeitura de Belém, e trará roda de conversa com a professora Zélia Amador de Deus, e apresentações musicais de Rosa Cor, Axé Dudu, Andréa Pinheiro, Galo Garnizé, João da Hora e Fábio Moreno – confira a programação ao final.
Inês Silveira, presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), explica que “a edição será realizada em um território de cultura e gastronomia da cidade”. “Entregaremos uma programação especial ao público que celebrará a luta e a resistência de nossa ancestralidade”, reforça.
A Seresta do Carmo iniciou em Belém em 1983 e seguiu até 1985, organizado pelo grupo de cultura da antiga Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com artistas, trovadores, poetas, músicos, e outros artistas.
O projeto foi reeditado entre 1997 e 2004 pela Prefeitura de Belém. Em 2024, a Seresta do Carmo retornou com realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, via patrocínio Banco da Amazônia e Governo Federal.
Roda de Conversa
A programação inicia às 18h com roda de conversa com Zélia Amador, no Espaço Belle Époque, bem ao lado do Point do Açaí, no Boulevard da Gastronomia.
Nascida no município de Soure, localizado na Ilha do Marajó, Zélia Amador de Deus tem uma longa história, onde a educação, a arte e o movimento negro se fundem.
Professora emérita da UFPA, atriz e diretora de teatro, ativista do Movimento Negro, é membro fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) e NEAB Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA). Atualmente, ela é coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA (ADIS).
Interessados em participar da roda de conversa devem se inscrever num formulário on-line. São 40 vagas disponíveis e os participantes receberão certificado digital após o evento.
Atrações musicais
Às 20h, a programação musical inicia com Rosa Cor, logo em seguida o Bloco Afro Axé Dùdù, que realiza uma homenagem ao Mês da Consciência Negra, apresentando canções que denunciam o racismo, as desigualdades sociais e exaltam a beleza e autoestima da população negra, especialmente no Pará.
A partir das 21h15, a programação tem continuidade com a apresentação de Andréia Pinheiro, que apresenta um repertório eclético de compositores e interpretes negros, variando do MPB ao choro.
Em seguida, às 22h, o Grupo Galo Garnizé, um dos mais tradicionais grupos de Belém, que realizam apresentações semanais na Casa do Gilson, sobe ao palco para fazer o público sambar.
Às 23h, sobe ao palco, para uma participação especial, o cantor João da Hora. Para encerrar a programação, às 23h30, o cantor Fábio Moreno apresenta repertório voltado ao samba.
Programação:
18h – Roda de conversa com Zélia Amador de Deus
Local: Espaço Belle Époque ( Ao lado do Point do Açaí no Boulevard da Gastronomia)
20h – Rosa Cor
20h30 – Bloco Afro Axé Dùdù
21h15 – Andréa Pinheiro
22h – Grupo Galo Garnizé
23h – João da Hora
23h30 – Fábio Moreno
SERVIÇO
3ª Seresta do Carmo
Data: 29 de Novembro
Local: Boulevard da Gastronomia
Horário: a partir das 18h
Evento gratuito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.