Grande SP registra 850 mortes em acidentes de trânsito entre janeiro e maio de 2024; período é o mais letal em 6 anos


Segundo o Infosiga, o número representa 32% de alta na comparação com o mesmo período de 2023, quando 646 pessoas morreram. Acidente foi registrado na Avenida dos Autonomistas, em Osasco, na noite deste sábado (13)
Marcos Politi/TV Globo
Os cinco primeiros meses de 2024 já são os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo, segundo os dados do Infosiga, plataforma de estatísticas de trânsito do governo de SP.
De acordo com os números, 850 pessoas perderam a vida até maio na Região Metropolitana da capital nesse tipo de acidente.
Participe do canal do g1 SP no WhatsApp
O número representa 32% de alta na comparação com o mesmo período de 2023, quando 646 pessoas morreram.
São 204 mortes a mais na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2022, entre janeiro e maio, o total de mortes no trânsito foi de 704.
Mortes em acidentes de trânsito na Grande SP
2019: 655
2020: 618
2021: 617
2022: 704
2023: 646
2024: 850
Fonte: Infosiga
Os dados refletem a espiral da violência no trânsito. Somente no último final de semana, foram registrados três acidentes. Em ao menos dois, os condutores tinham consumido bebida alcoólica.
Uma das vítimas recentes é o motorista por aplicativo Ednaldo de Souza Mendes, de 41 anos, que morreu após ter o veículo atingido por um carro na contramão, em Guarulhos,
Ele chegou a ficar internado e passar por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. Antes de morrer, ele relatou à família o que aconteceu naquela noite trágica.
“Como ele ainda tinha clareza de tudo, ele conseguiu falar tudo o que aconteceu. Disse que ele estava subindo a Timóteo Penteado, quando ele viu um carro vindo em alta velocidade na contramão e ele só pensou: ‘é aqui que eu morro’. Ainda tivemos esse momento com ele pra nos despedir, digamos assim”, disse Davi Silva, filho da vítima.
Motorista por aplicativo morre após ter veículo atingido por carro na contramão em Guarulhos
Arquivo Pessoal
Ednaldo de Souza Mendes era motorista de ônibus e também trabalhava como motorista por aplicativo.
Ele voltava para a casa por volta da 1h30 do sábado (13), quando teve o veículo atingido pelo condutor de um carro que estava na contramão em alta velocidade.
Uma câmera de segurança registrou o acidente. Nas imagens, é possível ver o momento em que o condutor fez uma ultrapassagem, invadiu a faixa contrária e bate contra o carro da vítima (veja abaixo).
Motorista morre após ter veículo atingido por carro na contramão em Guarulhos
Outro caso é o do Audi que colidiu com outros cinco carros em um acidente em alva velocidade na Avenida dos Autonomistas, no Centro de Osasco, na Grande São Paulo.
Nas imagens, é possível ver os carros aguardando a abertura do semáforo no cruzamento da Avenida dos Autonomistas com a Rua Primitiva Vianco, quando a condutora do Audi aparece em alta velocidade por volta das 23h20, segundos após o semáforo abrir. (veja vídeo abaixo).
Ainda no vídeo é possível ver que a motorista atinge um Honda Fit, um Celta, uma Tucson, um Montana e um Astra, que mal tinham começado a voltar a trafegar após a abertura do semáforo. Um deles chega a rodopiar devido ao impacto.
Vídeo mostra motorista de Audi batendo contra carros parados
Um dos cinco motoristas que tiveram seus respectivos carros atingidos por um Audi na avenida dos Autonomistas, em Osasco, na Grande São Paulo, relatou ao g1 que tudo aconteceu muito rápido. Ele definiu como “uma verdadeira cena de terror” ver o carro todo destruído e sua esposa gritando de dor (veja fotos ao final da reportagem).
“Fomos jantar no shopping e estávamos retornando para casa quando peguei a avenida dos Autonomistas, sentido bairro. Parei no semáforo, e aí um segundo depois veio o impacto. Foi em uma fração de segundos. Eu fui o primeiro carro que a motorista bateu. Então, foi muito forte. Amassou o volante, pra você ter noção. E aí eu olhei, e minha esposa [estava] presa, sem conseguir sair, gritando de dor. Uma verdadeira cena de terror”, contou Bruno Ribeiro Silva.
Bruno e a esposa Laís Paes estavam em um dos cinco carros atingidos por Audi em Osasco
Câmera de segurança/Arquivo Pessoal
O acidente ocorreu na noite de sábado (13). Uma câmera de segurança registrou o momento em que a motorista de um Audi, de 28 anos, perdeu o controle da direção e bateu contra cinco veículos que estavam parados em um semáforo.
“Meu carro é a Montana, não tenho seguro e usava para trabalho porque sou autônomo coletando óleo vegetal. Ele deu perda total. Mas, vendo o carro e tudo que aconteceu, eu não ligo pra isso porque podíamos nem estar aqui. Foi muito feio. Um livramento. A minha esposa quebrou o fêmur e vai precisar passar por cirurgia. Eu levei quatro pontos no rosto. Mas ela está bem e está viva, isso que importa”, ressaltou Bruno.
Alta velocidade
Motorista de Audi perde controle da direção e bate contra 5 carros parados em semáforo
Divulgação/GCM
Segundo os agentes da Guarda Civil Metropolitana que estavam no atendimento da ocorrência, ainda não se sabe o que pode ter causado o acidente e o que fez a motorista perder o controle da direção.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a motorista, na unidade de saúde, confessou ter ingerido bebida alcoólica, e que o caso foi registrado no 5º Distrito Policial. Ela não foi detida e segue como investigada.
“A autoridade policial encaminhou a mulher ao IML para realizar o exame clínico de embriaguez, que está sob análise. Foi requisitada perícia ao local. O caso foi registrado como colisão, embriaguez ao volante e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor no 5º DP de Osasco”, diz a secretaria.
De acordo com o boletim de ocorrência, após a motorista ter tido alta médica, ela foi levada para a delegacia por guardas civis e preferiu falar sobre o acidente apenas após ser orientada por um advogado.
LEIA TAMBÉM
EUA: ‘Me atingiram com tanta força que saíram’, diz Trump sobre ter perguntado por sapatos após atentado
RIO: Perícia encontra manchas de vinho em BMW que atropelou homem recém-casado
ANÁLISE: Trump indica mudança de tom e contenção, mas até quando?
Motorista de Audi perde controle da direção e bate contra carros parados em semáforo
Marcos Politi/TV Globo
‘Só ouvi o barulho e acelerei’
Vídeos que mostram os carros danificados após o acidente circulam pelas redes sociais. Nas imagens, é possível ver a movimentação de pedestres e motoristas. A rua ficou interditada.
Uma pessoa relatou no Instagram que estava com o carro na avenida dos Autonomistas e quase teve o veículo atingido.
“Eu estava no local, o farol já tinha fechado faz tempo. Não sei o que esse cara da Audi queria fazer, não tinha nenhum lugar pra ele passar. Eu só ouvi o barulho da batida e acelerei o meu carro pra não pegar no meu. Espero que ninguém tenha morrido porque a batida foi forte”, escreveu.
“Meu filho estava lá no farol no momento da batida. Graças a Deus por pouco não foi atingido. Espero que as pessoas dos outros carros estejam bem”, ressaltou outra pessoa nas redes sociais.
Motorista de Audi perde controle da direção e bate contra carros parados em semáforo
Marcos Politi/TV Globo
Acidente foi registrado na Avenida dos Autonomistas, em Osasco, na noite deste sábado (13)
Marcos Politi/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.