Chiclete para definir mandíbula funciona? Entenda quais os riscos da ‘harmonização facial natural’


Prática que viralizou nas redes sociais pode causar desgaste excessivo dos dentes, dor nos músculos faciais e até enxaqueca. Mascar chiclete fortalece a mandíbula?
Apenas dez minutos mascando por dia seriam responsáveis por uma mandíbula mais forte e definida. Isso é o que prometem os chicletes vendidos como “a goma de mascar mais dura do mundo”, uma verdadeira harmonização facial sem agulhas.
Em vídeos que viralizaram no TikTok, jovens mostram os efeitos do uso constante dos chicletes. Garotos com linhas faciais mais definidas atribuem o sucesso da mudança ao treino dos músculos do rosto por conta da mastigação.
Os produtos são vendidos como uma solução simples e eficiente, testada por especialistas – mas que não é barata. No Brasil, um pacote com 100 gramas chega a custar mais de R$ 100.
⚠️Ao contrário do que mostram os vídeos, especialistas ouvidos pelos g1 afirmam que o hábito de mascar chiclete não define significativamente a mandíbula, sendo incapaz de mudar o formato do rosto.
Além de não ter eficiência comprovada, o movimento excessivo de mastigação pode causar sérios prejuízos aos dentes, além de dor de cabeça e problemas gástricos. (veja mais abaixo)
Mascar chiclete de forma excessiva pode causar desgaste nos dentes, dor de cabeça e problemas gástricos.
Freepik.
Mastigação e fortalecimento dos músculos
No processo de mastigação, diversos músculos, ligamentos e tendões fixados à mandíbula são ativados para a movimentação desse osso nas chamadas articulações temporomandibulares (ligações entre os ossos do crânio e da mandíbula).
Ilana Marques, dentista e especialista em odontopediatria, explica que a estrutura óssea do rosto é determinada principalmente pela genética e pelo crescimento ósseo durante a infância e a adolescência.
“Alguns exercícios faciais podem ajudar a fortalecer e tonificar os músculos faciais, mas não vão mudar a estrutura óssea do rosto”, afirma.
Os exercícios conhecidos como exercícios faciais ou yoga facial podem ajudar a definir os músculos e melhorar a firmeza muscular, mas os resultados são sutis e requerem prática constante.
❗É importante lembrar que mascar chiclete não é considerado um desses exercícios.
Juliana Jardim, cirurgiã-dentista especializada em ortodontia e harmonização facial, comenta que, embora mascar chiclete possa eventualmente fortalecer os músculos mastigatórios, é um exagero afirmar que isso poderia definir a mandíbula.
“Estudos mostram que para haver a hipertrofia do músculo próximo à mandíbula seria necessário mastigar a goma por pelo menos seis a oito horas por dia para conseguir um efeito considerável”, comenta.
Alterações significativas no formato do rosto geralmente exigem intervenções mais invasivas ou mudanças no desenvolvimento ósseo durante o crescimento.
Juliana ainda lembra que, para aqueles que desejam projetar essa parte do rosto, a solução mais utilizada é o preenchimento facial com ácido hialurônico – procedimento conhecido como harmonização facial.
Prejuízos para a saúde
Ainda que possa fortalecer os músculos faciais, o hábito de mascar chicletes excessivamente, especialmente gomas muito duras, pode causar sérios problemas à saúde.
🦷As dentistas destacam que os principais riscos incluem:
Desgaste excessivo dos dentes;
Disfunção temporomandibular (DTM) – problemas com os músculos ou as articulações da mandíbula que causa dores de cabeça, sensibilidade e sons de estalo no momento da mastigação;
Problemas digestivos – engolir grandes quantidades de ar enquanto mastiga o chiclete pode causar desconforto abdominal, distensão, gases e cólicas;
Dor nos músculos da mandíbula;
Enxaquecas.
Juliana explica que o uso constante da goma de mascar sobrecarrega a articulação temporomandibular, podendo levar a dores e desconfortos crônicos. Além disso, os chicletes com açúcar podem aumentar o risco de cáries.
Ilana também lembra que o hábito de mascar chiclete não pode substituir a escovação dos dentes e que é preciso evitar mastigar por longos períodos.
“Mascar chiclete pode ser um prazer ocasional e pode até ter alguns benefícios temporários, mas o uso frequente e prolongado pode causar problemas para a saúde bucal e digestiva”, alerta a dentista.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.