Colsan de Jundiaí registra menor número de doações de sangue dos últimos 10 anos


Pacientes da região de Jundiaí (SP) podem ficar sem bolsas de sangue para tratamentos importantes, como o da leucemia. Queda se deve ao número de casos de gripe e dengue. Colsan de Jundiaí registra queda de 70% na doação de sangue
A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Jundiaí (SP) enfrenta a maior queda de doações dos últimos 10 anos: o número caiu aproximadamente 70%.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A situação pode prejudicar todos os pacientes da região, incluindo crianças e adultos, que dependem das bolsas para o tratamento de doenças, como a leucemia.
De acordo com Áurea Denigris, gerente da Colsan, a redução de doadores ocasiona queda drástica das plaquetas, hemocomponente fornecido aos hospitais que cuidam de pessoas diagnosticadas com doenças que dependem da ação.
Colsan de Jundiaí registra menor número de doações em uma década
Reprodução/TV TEM
“Nos hospitais da região de Jundiaí, nós temos duas crianças que fazem a utilização constante de plaquetas. Com a diminuição, ficamos preocupados, pois podemos não ter o componente para oferecermos à essas crianças”, explica.
Um dos motivos para a diminuição do estoque de sangue é o alto índice dos casos de dengue e gripe na cidade. Se o interessado foi infectado com um dos vírus recentemente, é necessário aguardar um período para realizar a doação, podendo variar de sete a 30 dias.
Para doar, é necessário ter mais de 18 anos e ter os documentos pessoais em mãos na hora de realizar o cadastro na Colsan.
A Colsan Jundiaí fica localizada na Rua XV de Novembro, n° 1.848, na Vila Municipal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-4025.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.