Presença de Netanyahu no Congresso americano provoca protestos em Washington


Recentemente, o primeiro-ministro israelense reclamou que Joe Biden não deu a Israel todas as armas necessárias. Netanyahu foi aplaudido de pé por parte dos parlamentares. Presença de Netanyahu no Congresso americano provoca protestos em Washington
Reprodução/TV Globo
A presença do primeiro-ministro de Israel no Congresso americano provocou protestos em Washington.
O Capitólio recebeu uma das maiores operações de segurança da história. Reforços vieram de Nova York. Cinco mil manifestantes protestaram contra a presença do primeiro-ministro israelense. Um grupo de judeus pedia a prisão de Benjamin Netanyahu.
Presença de Netanyahu no Congresso americano provoca protestos em Washington
Reprodução/TV Globo
A polícia usou spray de pimenta contra manifestantes que tentaram invadir uma das áreas isoladas. Parentes de reféns israelenses mantidos pelo Hamas foram detidos pela polícia do Capitólio, segundo grupos que representam as famílias. As autoridades ainda não explicaram os motivos das prisões.
Dentro do Congresso, Netanyahu chamou os manifestantes de “idiotas úteis do Irã”. Ele descreveu os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023 e agradeceu os esforços do presidente americano, Joe Biden, para libertar reféns.
Presença de Netanyahu no Congresso americano provoca protestos em Washington
Reprodução/TV Globo
Recentemente, Netanyahu tinha reclamado que o presidente americano não deu a Israel todas as armas necessárias. O primeiro-ministro foi aplaudido de pé por quase todos os parlamentares.
A deputada democrata do Michigan, Rashida Tlaib, filha de palestinos, levantou uma placa:
“Criminoso de guerra”.
Deputada democrata do Michigan, Rashida Tlaib, com placa: “Criminoso de guerra”.
Reprodução/TV Globo
A organização das famílias dos reféns criticou o discurso de Netanyahu por não anunciar um acordo e defender a guerra em Gaza.
Mais de 100 deputados e senadores democratas boicotaram o discurso em protesto contra a operação militar de Israel na Faixa de Gaza.
A vice-presidente Kamala Harris, que acumula a função de presidente do Senado, preferiu ir a um comício de campanha. O encontro dela com o premiê israelense ficou para quinta-feira (25), dia em que Netanyahu também se reunirá com o presidente Joe Biden.
Netanyahu também marcou um encontro com o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, na sexta-feira (26).
LEIA TAMBÉM
Netanyahu fala no Congresso dos EUA e diz que guerra em Gaza é ‘entre civilização e barbárie’; discurso gera protestos e boicote
O que significa o laço amarelo usado por Netanyahu durante discurso no Congresso dos EUA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.