PF e Abin investigam possível ataque ao sistema eletrônico de 9 ministérios


O governo federal monitora o sistema para verificar se as informações foram preservadas e identificar eventuais danos e prejuízos. PF e Abin investigam suposto ataque hacker a sistema de informação do governo federal
A Polícia Federal e a Abin estão investigando um possível ataque ao sistema eletrônico de informação do governo federal; nove ministérios foram afetados.
Um e-mail do Ministério da Gestão alertou servidores nesta quarta-feira (24) cedo: um “incidente grave de segurança cibernética” tirou do ar o Sistema Eletrônico de Informações, conhecido como SEI MultiÓrgãos. A ação teria começado no fim da manhã de terça-feira (23).
Segundo o governo, nove ministérios foram afetados – entre eles, o Ministério da Fazenda, do Planejamento e do Desenvolvimento – e dois órgãos públicos: o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Casa da Moeda.
Algumas ferramentas e sistemas ainda estão fora do ar, e não há previsão de quando eles voltarão a funcionar. O governo orientou os servidores a buscarem soluções alternativas para evitar a paralisação de serviços e processos urgentes.
O Ministério da Gestão e da Inovação afirmou, em nota, que o sistema atingido é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos, como portarias, nomeações e memorandos; e que não foram afetados os serviços ao cidadão via gov.br; e que as equipes de tecnologia da informação já estão tratando o incidente para que os serviços sejam reestabelecidos o mais breve possível.
PF e Abin investigam possível ataque ao sistema eletrônico de 9 ministérios
Jornal Nacional/ Reprodução
A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência já estão investigando se houve um ataque hacker. O governo também monitora o sistema para verificar se as informações foram preservadas e identificar eventuais danos e prejuízos.
Em abril, o governo sofreu um ataque que atingiu o Sistema de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), usado na execução de pagamentos. Segundo o governo, os criminosos tentaram realizar operações financeiras, que foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema. A Polícia Federal também investiga o caso.
LEIA TAMBÉM
Ministério da Gestão informa que sistema de prestação de contas do governo sofreu ‘incidente de segurança cibernética’; PF é acionada
Adicionar aos favoritos o Link permanente.