Site da Unifap sofre ataque hacker e fica fora do ar


Ataque nesta terça-feira (23) deixou sistemas lentos. Universidade não informou se houve perda de dados, mas disse que trabalha para restabelecer a normalidade o mais rápido possível. Campus Marco Zero do Equador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá
Rafael Aleixo/g1
O site da Universidade Federal do Amapá (Unifap) sofreu um ataque hacker nesta terça-feira (23). A informação foi confirmada pela assessoria da instituição, que descreveu que a invasão causou lentidão em vários sistemas.
A Unifap informou ainda que está trabalhando para resolver o problema. A universidade disse que o Ataque de Negação de Serviço (DDoS) é uma tentativa de tornar um serviço online indisponível ao sobrecarregá-lo com tráfego malicioso proveniente de várias fontes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O site hospeda informações importantes como dados de estudantes e servidores, além das notas dos acadêmicos. A Unifap não informou se algum tipo de dado foi “vazado”.
Como funciona o ataque:
Preparação: O atacante compromete um grande número de dispositivos (computadores, smartphones, etc.) usando malware, transformando-os em bots.
Coordenado: Esses bots são controlados remotamente pelo atacante.
Ataque: Em um momento escolhido, todos os bots enviam uma grande quantidade de solicitações ou dados ao alvo ao mesmo tempo.
Sobrecarga: O servidor ou rede alvo não consegue processar todas essas solicitações simultâneas, resultando em lentidão extrema ou até mesmo na interrupção total do serviço.
Veja a nota da Unifap na íntegra:
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) informa que hoje nossos servidores foram alvo de um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS). Este incidente resultou em lentidão no acesso aos nossos serviços e sistemas online. Estamos trabalhando diligentemente para mitigar os efeitos deste ataque e restabelecer a normalidade o mais rápido possível.
Pedimos desculpas pelos transtornos causados e agradecemos a compreensão de todos.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.