Campeonato da ASEAN Football Federation (AFF) terá plataforma NFT

A edição de 2022 do campeonato da ASEAN Football Federation (AFF) vai ter uma plataforma NFT criada pela Sportfive e pela Be Media, subsidiária da Animoca Brands, via Onside. O primeiro lançamento de colecionáveis digitais deve ser feito em dezembro, antes do campeonato começar.

O que é ASEAN

ASEAN significa Associação de Nações do Sudeste Asiático, um bloco composto por Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã.

A Sportfive irá criar os NFTs com ativos do torneio e vídeos com momentos de destaque das partidas no blockchain Polygon. A distribuição será feita via Onside. Donos dos NFTs poderão acessar recompensas ofertadas pela plataforma NFT Be Media. Segundo o anúncio oficial da AFF, a Onside ainda irá fornecer recompensas e experiências exclusivas para os donos dos NFTs. Fãs poderão acessar coletivas de imprensa depois dos jogos, jogos digitais e recompensas dentro do ecossistema da Animoca Brands.

De forma semelhante a projetos como o NBA Top Shot, os NFTs serão vendidos em pacotes como cards. Fãs interessados já podem registrar seu interesse no site oficial da Onside.

O que foi dito sobre a parceria

O estadunidense Jordan Fogarty, fundador e chefe executivo da Be Media afirmou que a parceria com a Sportfive irá levar um novo nível de engajamento e experiência dos fãs para a AFF Mitsubishi Electric Cup 2022. 

“A comunidade de futebol de ASEAN conta com alguns dos fãs mais leais e apaixonados na região, e estamos orgulhosos de ter a oportunidade de introduzir alguns destes fãs aos produtos do novo e envolvente universo da Web3, ao mesmo tempo que arrebatamos entusiastas de futebol e blockchain”, afirmou Fogarty, de acordo com publicação do site Sports Pro Media. 

Malcolm Thorpe, diretor de negócios do Sudeste Asiático na Sportfive, afirmou que eles estão empolgados em entrar no espaço da Web3 e lançar uma nova era para o futebol da ASEAN e seus fãs apaixonados. “Imortalizar momentos inesquecíveis ao longo da AFF Mitsubishi Electric Cup 2022 através de colecionáveis digitais é a próxima evolução em engajamento de fãs e nós acreditamos que isso irá prover um novo e único caminho para apoiadores se engajarem com seus times no torneio de futebol mais importante da região”, completou Thorpe. 

Sportfive firma parceria com a Polygon

Há pouco tempo, a Sportfive firmou uma parceria com a Polygon para colaborar no setor de esportes e de entretenimento. A empresa é especialista em desenvolvimento de blockchain.

Stefan Felsing, chefe executivo da Sportfive, afirmou que, junto com a Polygon, eles irão encontrar soluções inovadoras, garantindo que o negócio continue se desenvolvendo. Já 

Antoni Martin, líder na Polygon, afirmou que a presença da Sportfive no espaço da Web3 dá conexões estratégicas com marcas e propriedade intelectual do mundo esportivo para a Polygon, possibilitando inúmeras oportunidades para colaborações únicas e poderosas. “Nós estamos ansiosos para acelerar a entrada das marcas esportivas e dos donos de direitos autorais no espaço da Web3 com nossas soluções em blockchain, e mal podemos esperar para trabalhar bem de perto com a Sportfive daqui para frente”, completou Martin. 

Plataformas NFT para campeonatos

Não é incomum que organizações esportivas criem suas próprias plataformas NFT. Um exemplo é a Copa do Mundo 2022. A FIFA, entidade responsável pelo evento, lançouFIFA+ Collectible. Na plataforma, usuários vão poder colecionar momentos memoráveis de edições do evento na forma de tokens não fungíveis. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.