Quem é a atleta de rugby que será porta-bandeira do Brasil na Olimpíada após superar câncer de mama


Terceira vez na competição, ela esteve presente no Rio-2016 e em Tóquio-2021. Após retornar do Japão, recebeu o diagnóstico da doença. Raquel Kochhann é confirmada como porta-bandeira da delegação brasileira
Raquel Kochhann, veterana de Olimpíadas, é a capitã da seleção feminina de Rugby. Natural de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, a brasileira tem 31 anos e foi escolhida como porta-bandeira da delegação para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, que acontece na sexta-feira (26) em Paris.
Terceira vez nos jogos, ela esteve presente no Rio-2016 e em Tóquio-2021. Após retornar do Japão, enfrentou um diagnóstico de câncer de mama e um tumor ósseo no peito.
Passou por sessões de quimioterapia e uma mastectomia e se recuperou a tempo de retornar às competições em janeiro de 2024.
“Eu devo ao esporte a recuperação do meu corpo durante esse tratamento. Porque o que era pedido para que eu fizesse, eu fazia ao pé da letra, e o resultado foi positivo”, disse em entrevista ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) durante o anúncio de que seria a porta-bandeira.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A catarinense joga atualmente no time Charrua, do Rio Grande do Sul, onde participou do Campeonato Brasileiro de Rugby.
No início do mês, ela recebeu a notícia da convocação para se juntar às “Yaras”, como é conhecida a seleção brasileira feminina da modalidade. Raquel veste a camisa 10.
O evento de abertura acontece a partir das 14h (Horário de Brasília) no rio Sena. Dois dias depois, em 28 de junho, estreia contra as donas da casa às 10h (Horário de Brasília).
Começo no futebol
No esporte, a catarinense nascida em 6 de outubro de 1992 começou a carreira de atleta no futebol, como zagueira, que a fez sair de Saudades para viver em Caxias do Sul , onde cursou educação física e aos poucos foi se afastando do futebol.
O primeiro contato com a bola oval do rugby foi aos 19 anos, pela equipe local do Serra, em 2011. Após uma temporada, destacou-se e foi convidada a jogar pelo Charrua.
No ano seguinte, 2012, fora convidada para ser parte do núcleo de alto rendimento da seleção brasileira feminina. O sonho de vestir a amarelinha começava a se cumprir. Em 2014, partiu em definitivo para São Paulo e dedicar-se às Yaras.
RAQUEL KOCHHANN
Gaspar Nobrega/COB
Rugby
O Rugby é um jogo de intenso contato físico com objetivo é carregar a bola até a linha de fundo da equipe adversária. Nas Olimpíadas cada equipe é composta por sete jogadores.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.