Startup vai leiloar a primeira camisa do jogador Endrick em formato NFT

Na última quinta-feira (3), a startup Rough Diamonds, empresa especializada em colecionáveis digitais, anunciou que vai leiloar a primeira camisa do jogador Endrick Felipe do Palmeiras em formato NFT. Recentemente, o atleta de 16 anos de idade marcou seu primeiro gol como profissional do time em um jogo contra o Atlético-PR, se tornando o mais jovem da história do time a realizar o feito. 

O projeto irá leiloar o NFT mais raro do atleta, gerando dois ativos digitais. Um deles ficará com o próprio jogador e o outro irá para o vencedor do leilão. O leilão começou ontem (7) no site oficial do projeto e termina na manhã da sexta-feira (11). Após o fim dos lances, o vencedor irá receber o token não fungível, enquanto a camisa física ficará guardada em um por doze meses antes de poder ser retirada pelo seu dono. 

Em entrevista ao site esportivo LANCE!, Bruno Pessoa, CEO e cofundador da Rough Diamonds, afirmou que “pela ótica do jogador, além de criar uma nova forma de conexão com o fã, esse produto, que antes poderia ser visto como um ativo que não tivesse nenhum valor, pode passar a ser utilizado como uma nova fonte de receita”. 

O item faz parte de um novo método, o NFT “phydigital”, uma mistura das palavras em inglês “físico” e “virtual”. Outros projetos já vêm usando o método. Em outubro, a Reserva, empresa de tênis, roupas e acessórios, lançou a versão NFT do seu tênis, o Spriz NFT Series.

O CEO da startup, Bruno Pessoa, explica que o novo formato validado e verificado pela empresa permite que o fã se aproxime do jogador. “Ou seja, o consumidor sabe que aquela camisa saiu do atleta, passou pelo formato de digitalização e, mesmo que ele compre de outra pessoa, poderá checar todo o processo de autenticidade do produto”, afirmou Pessoa, conforme publicado pelo Money Times. 

Camisa faz parte de um projeto maior

O projeto Rough Diamonds (“diamantes brutos”, em português), é da Tero Labs e criou uma série de NFTs exclusivos para onze jogadores promissores do futebol brasileiro, selecionados com a ajuda de olheiros profissionais. Além de Endrick, os homenageados são: 

  • Matheus França (Flamengo)
  • Luis Guilherme Lira (Palmeiras)
  • Mateus Gonçalves (Flamengo)
  • Weslley Patati (Santos)
  • João Cruz (Athletico)
  • Luiz Gustavo (Corinthians)
  • Felipe Lima (Flamengo)
  • Bernardo Vallim (Botafogo)
  • Ythallo Rycklem (São Paulo)
  • Matheus Lima (Santos)

A ideia do projeto é permitir que os colecionadores se engajem cedo na carreira destes futuros sucessos do esporte, além de auxiliar no desenvolvimento da carreira desses jovens. 

“No mercado brasileiro, a associação dos NFTs com os famosos álbuns de figurinhas é inevitável. A diferença é que no álbum, ninguém sabia quantas figurinhas eram emitidas, elas tinham pouquíssimo valor no mercado secundário, e praticamente nenhuma experiência além do jogo de “bafo” com os amigos. Já no mercado americano, os sports cards trazem essa visão de exclusividade, especialmente com os “Rookie Cards” onde existe uma escassez comprovada. Isso gera valor no mercado secundário”, afirmou Bruno Pessoa, CEO da marca, de acordo com o site MKT Esportivo. 

A marca também já revelou planos de expandir o projeto para homenagear outros grupos de onze promessas em diferentes países, como Argentina, Espanha e Inglaterra. 

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