PL oficializa candidatura de Tião Bocalom à reeleição para prefeito de Rio Branco


Alysson Bestene (PP) é o candidato a vice. Anúncio ocorreu durante convenção do partido realizada nesta segunda-feira (22). Sete siglas já oficializaram apoio à reeleição de Bocalom. Tião Bocalom foi oficializado como candidato à reeleição para a prefeitura de Rio Branco
Arquivo pessoal
O Partido Liberal (PL) oficializou nesta segunda-feira (22) a candidatura de Tião Bocalom à reeleição à Prefeitura de Rio Branco. O anúncio ocorreu durante convenção no ginásio do Sesc Bosque.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O ex-secretário Extraordinário de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene (PP) será o candidato a vice-prefeito na chapa de Bocalom.
“Depois de tanto sofrimento, de seis eleições de muita dificuldade, eu estou vendo agora nessa nossa [campanha de] reeleição e isso tá sendo o governo e a prefeitura dando um suporte eleitoral que eu nunca tive. É uma honra muito grande”, disse Bocalom durante o evento.
Sete partidos integram a aliança em apoio a candidatura de Tião Bocalom são eles: PL, Progressistas, Cidadania, Solidariedade, Podemos, União Brasil e PSDB.
Perfil
Tião Bocalom, candidato do PL, nasceu em Bela Vista do paraíso (PR) já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos (1993 a 1996 e 2001 a 2005). Aos 71 anos, é professor formado em matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas de Umuarama (PR). Além de prefeito, Bocalom já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política. Eleito prefeito de Rio Branco no pleito de 2020, ele agora tenta a reeleição.
Convenções partidárias
No Brasil, não é possível a candidatura avulsa. Ou seja, quem quer disputar o pleito precisa se filiar a partido político e ser escolhido nas convenções das siglas.
Pela legislação, essas convenções têm data para ocorrer: entre os dias 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral.
Registro de candidatos
Uma vez definidos os candidatos nas convenções, até o dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai receber os registros dos nomes escolhidos.
Nas eleições municipais, esses registros são feitos pelos partidos nos juízos eleitorais, a primeira instância.
Para se candidatar a qualquer dos cargos, a pessoa deve comprovar nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito e filiação partidária. A idade mínima exigida para candidatas e candidatos a prefeito é de 21 anos; para vereadores, 18 anos.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.