Lula diz ter ficado ‘assustado’ com fala de Maduro sobre ‘banho de sangue’

Presidente do Brasil também falou pela primeira vez publicamente sobre a desistência de Joe Biden de disputar a reeleição nos Estados Unidos. Lula diz que só Biden poderia decidir ou não da candidatura
Em Brasília, em uma entrevista que concedeu a agências internacionais de notícias, o presidente Lula falou pela primeira vez publicamente sobre a desistência de Joe Biden de disputar a reeleição.
“Gosto muito do Biden. Gosto muito. Respeito muito o Biden. Bem, a candidatura do Biden, eu disse no início, quando começou a se discutir se ele ia sair ou não, que dependia dele. Somente ele pode entender se ele tem condições ou não tem condições. O meu papel não é escolher presidente dos Estados Unidos. Meu papel é conviver com quem é presidente dos Estados Unidos. Então, seja um candidato democrata, seja o Biden, seja o Trump, a nossa relação vai ser uma relação civilizada de dois países importantes que têm uma relação diplomática de séculos, e que a gente quer manter. E que temos parcerias estratégicas importantes com os Estados Unidos e nós queremos manter. Eu espero que vai ser assim. Espero que a disputa se dê da forma mais civilizada possível. Espero que não tenha baixo nível, espero que não tenha nada que possa colocar o símbolo da democracia em risco”, afirmou o presidente do Brasil.
Os repórteres questionaram o presidente Lula sobre a eleição presidencial de domingo (28) na Venezuela. Na semana passada, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chegou a falar em guerra civil caso não seja reeleito.
“Eu fiquei assustado com a declaração do Maduro, dizendo que se ele perder as eleições vai ter um banho de sangue. Quem perde as eleições toma um banho de voto, não de sangue. O Maduro tem que aprender: quando você ganha, você fica; quando você perde, você vai embora. Vai embora e se prepara para disputar outra eleição. Então, eu estou torcendo que aconteça isso. Já falei com o Maduro duas vezes. Falei no telefone com o Maduro. E o Maduro sabe que a única chance da Venezuela voltar à normalidade é ter um processo eleitoral que seja respeitado por todo mundo”, disse Lula.
LEIA TAMBÉM
Lula diz ter ficado ‘assustado’ com fala de Maduro sobre ‘banho de sangue’ e afirma que venezuelano precisa respeitar eleição
Nicolás Maduro diz que pode haver ‘banho de sangue’ e ‘guerra civil’ na Venezuela caso ele não vença as eleições
Adicionar aos favoritos o Link permanente.