Sindicato retoma obra no estádio do Pacaembu e mantém reforma do tobogã paralisada por falta de segurança


Trabalhos estavam paralisados desde quinta-feira (18). Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo alegou que construtora não estaria respeitando normas de segurança do trabalho. Obra no estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de São PAulo, administrado pela concessionária Allegra Pacaembu.
Marcos Ribolli
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) anunciou, nesta segunda-feira (22), a retomada nas obras do estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo. Cerca de 750 operários atuam na reforma.
Na quinta (18), a categoria anunciou paralisação nos trabalhos e disse que a Allegra Pacaembu, concessionária responsável pelas obras, não estaria oferecendo condições de saúde e segurança do trabalho.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Em nota, o sindicato informou que a equipe de base do Sintracon e uma comissão de trabalhadores constataram uma “melhoria inicial no que tange à segurança do canteiro de obras, possibilitando a retomada parcial das atividades”.
No entanto, os trabalhos seguem paralisados no espaço onde ficava o tobogã (arquibancada sul do estádio). O sindicato diz que as normas de segurança do trabalho seguem sendo desrespeitadas naquele local.
“A construtora Progran se responsabilizou por todas as adequações que ainda são necessárias, inclusive pela entrega de um laudo técnico ao sindicato, comprovando o que foi feito na obra como um todo”, completa a nota.
O sindicato destacou, porém, que os trabalhadores se encontram em “estado de greve”, ou seja, podem parar novamente as obras em caso de descumprimento do acordo com a concessionária.
Em relação às queixas de falta de segurança no trabalho nas obras, o g1 entrou em contato com a Allegra Pacaembu, concessionária responsável pelas obras, e aguarda retorno.
Paralisação na quinta (18)
Na quinta (18), o gerente de obras Luiz Carlos, do Sintracon, afirmou que a construtora não está respeitando os trabalhadores.
“Nossa vinda aqui é para atender as reclamações dos trabalhadores. Muitas coisas estão acontecendo aqui dentro. Uma delas são as irregularidades em questão de saúde e segurança do trabalho. A construtora já foi notificada diversas vezes e, mesmo assim, estava continuando, fazendo da forma errada. Essa obra só retorna depois que resolver todas as pendências em questão de saúde e segurança do trabalho”, apontou Luiz.
Em nota, a Allegra informou que “recebeu na última quinta-feira (18) a visita do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) para checagem de rotina dos procedimentos recomendados nas obras do complexo. A Concessionária apresentará nesta sexta um detalhamento dos procedimentos para os representantes da entidade, a fim de que os trabalhos sejam retomados após esta checagem”.
Briga entre operários
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga entre operários que estão trabalhando nas obras do estádio. Nas imagens feitas com um celular, é possível ver que os homens estão perto da piscina. Dois deles aparecem discutindo.
Um deles pega um pedaço de madeira e joga na direção do outro, mas não acerta. Depois, o operário que está na arquibancada pega o pedaço de madeira, bate no chão e acerta a cabeça do colega, que cai desmaiado. (vídeo abaixo)
Vídeo mostra briga entre funcionários de obra do Pacaembu
Em nota, a concessionária Allegra Pacaembu informou que o operário agredido foi levado de ambulância ao hospital e liberado no mesmo dia. O agressor foi retirado do local de trabalho e demitido da empresa terceirizada, responsável pela obra.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.