Agricultor que tentava plantar aipim é indiciado por incêndio em vegetação em Florianópolis

A investigação da Polícia Civil sobre o incêndio em vegetação em Florianópolis, que ocorreu no bairro Saco dos Limões, apontou como causa a ação humana. Um morador  que tentava plantar aipim no local foi indiciado e responderá por crime culposo.

área afetada pelo incêndio em vegetação em Florianópolis

Agricultor foi indiciado por incêndio em vegetação em Florianópolis que ocorreu no dia 11 de setembro – Foto: Daniela Ceccon/ ND

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (1°), com participação da Polícia Científica e da Polícia Civil de Santa Catarina, além do Corpo de Bombeiros Militar, foram revelados mais detalhes sobre o caso.

O indiciado é um agricultor, de 47 anos, natural de Capinzal, Oeste de Santa Catarina. Ele morava no Saco dos Limões há cerca de 15 anos e trabalhava em um terreno cedido por uma família do bairro, plantando batata, aipim e tubérculos em geral.

Agricultor foi queimar uma área da vegetação e perdeu o controle do fogo

O agricultor foi realizar um processo chamado aceiro na área de vegetação. Esse processo é utilizado quando se pretende queimar uma área e é feita uma contenção, abrindo um rastro ao redor do terreno que será queimado, para evitar a propagação do fogo em uma área não desejada. A prática do aceiro, no entanto, é ilegal nesta época do ano.

Aceiro é uma técnica utilizada para evitar o alastramento do fogo para áreas não desejadas – Foto: Reprodução/PlantVerd/ND

“Você precisa ter a autorização para poder fazer uma queima. Nesse período que nós estamos particularmente, nesse período de inverno, final de inverno, não se obtém autorização para queima nesse momento. Seria ilegal de qualquer forma” afirmou o coronel do Corpo de Bombeiros, Zevir Aníbal Cipriano Júnior.

Porém, o processo foi mal feito e junto ao vento que vinha do norte na ocasião, o clima e a mata seca, o fogo se espalhou e saiu da área limitada, chegando a atingir uma área de preservação municipal.

“Ele fez o aceiro mal feito e com o vento, enfim, aquilo ali se tornou esse incêndio. Ele é uma pessoa simples, que acabou propagando esse incidente de forma culposa e vai responder na lei de crimes ambientais” disse o delegado Otávio Cesar Lima, titular da 2ª DP (Delegacia de Polícia da Capital).

O agricultor vai responder pelo crime ambiental, tipificado na lei 9.605 de 1998. O crime foi considerado culposo, quando não há a intenção, e a pena é detenção de seis meses a um ano, e multa. O delegado Otávio considera que a família que cedeu o terreno não vá ser responsabilizada pela ação.

Incêndio em vegetação do bairro Saco dos Limões, em Florianópolis

Incêndio atingiu parte da vegetação do bairro Saco Dos Limões, em Florianópolis – Foto: Reprodução/Cidade Alerta/ND

“Agora vamos deixar ao juiz o competente poder judiciar e definir. Mas eu, no meu juízo de valor não, porque em um momento algum a gente conseguiu ou provou, ou se identificou, que eles mandaram ele atirar fogo. Não, ele mesmo disse que foi a iniciativa dele”, afirmou o delegado.

Pedro Mendes, diretor da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis , reiterou que se tratava de um incêndio culposo e distinguiu a ação do agricultor com os demais casos Brasil afora. “Não há relação com esses incêndios que ocorreram no resto do Brasil. Foi uma infeliz coincidência, esse incêndio ter ocorrido aqui, na mesma época em que ocorriam incêndios pelo resto do Brasil. Estes de forma criminosa também, mas com outro intuito, diferente do acontecido aqui, que era para ter o terreno para plantar”.

Homem chegou a acionar o Corpo de Bombeiros

Ao ver que perdeu o controle do fogo, o agricultor acionou o Corpo de Bombeiros após tentar apagar o incêndio e não conseguir. Ele também colaborou com a trabalho de investigação após a queimada.


Incêndio no Saco dos Limões, em Florianópolis – Vídeo: Reprodução/ND

A área afetada, segundo a nova informação do Corpo de Bombeiros, é de 24 mil metros quadrados queimados, sendo 9,5 mil metros quadrados dentro da unidade de conservação.

Relembre o caso do incêndio em vegetação em Florianópolis

O incêndio em vegetação em Florianópolis ocorreu no dia 11 de setembro, no fim da tarde. As chamas se alastraram nas proximidades da Servidão Luiz Pinheiro de Lima, no Saco dos Limões. O combate às chamas foi concluído apenas no dia seguinte, com 12h de atuação por parte do CBMSC.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.