Após 63 mil km, primeiro brasileiro a contornar o planeta de helicóptero retorna a SC

Depois de 106 dias de viagem de helicóptero, 63 mil km rodados e 340 horas de voo, o empresário André Borges de Freitas, de 55 anos, finalmente retornou a Santa Catarina. No dia 18 de junho, ele deu início a uma volta ao mundo de helicóptero e agora se tornou o primeiro brasileiro a contornar o planeta por este meio de transporte.

André de Freitas, primeiro brasileiro a contornar o planeta de helicóptero

André chegou em Jaguaruna nesta terça-feira (1º) – Foto: Vinícius Sieglitz/NDTV

A chegada aconteceu na tarde desta terça-feira (1°), no Aeroporto de Jaguaruna, no Sul catarinense, às 15h. Ao ND Mais, André Borges de Freitas afirmou que a viagem foi feita com o piloto inglês, Peter Wilson. Ao longo da volta ao mundo, eles passaram por 35 países.

Com o feito, o empresário se tornou o primeiro brasileiro a contornar o planeta Terra de helicóptero. Ele ainda destacou que bateu um recorde mundial completando a volta ao mundo mais rápida pelos anti polos. “Voamos 15% da distância até a Lua”, disse.

Nos países visitados, André sobrevoou a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e descreveu a experiência como “emocionante”. Além disso, ele passou pelo Círculo Polar, uma região extremamente fria e com icebergs gigantes.

Porém, a viagem não foi isenta de obstáculos. Em agosto, a dupla passou por um terremoto na costa leste da Rússia, com magnitude 7.0 na escala Richter. Além disso, no trajeto entre São Salvador (El Salvador) e o Panamá, a dupla precisou pousar em um campo por conta das condições climáticas.

André ainda manteve uma espécie de “diário de viagem” em seu canal no Youtube, onde compartilhou detalhes da locomoção.

Quem é André de Freitas, primeiro brasileiro a contornar o planeta de helicóptero?

Além de ser piloto de helicóptero e de avião, e triatleta, o empresário foi o 22° brasileiro a estar no cume do Monte Everest. André Borges de Freitas saiu do Brasil em março de 2018 e retornou no mês de maio. No total, foram 67 dias de expedição.

Com as irmãs, o empresário administra a vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, na Serra catarinense. O piloto é filho do ex-magnata das indústrias cerâmicas de Criciúma, Manoel Dilor Freitas, que também foi fundador de uma renomada marca de vinhos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.