Busto de Grande Otelo desaparece da Praça Tubal Vilela em Uberlândia


Estátua do ator é a segunda a sumir da praça em menos de um mês. PM informou que não há registro de ocorrência sobre o caso Busto Grande Otelo desaparece na Praça Tubal Vilela em Uberlândia
Montagem: g1 (Prefeitura de Uberlândia e Gabriel Reis/g1)
A Praça Tubal Vilela, em Uberlândia, amanheceu nesta segunda-feira (22) sem uma das suas mais ilustres esculturas: o busto do ator Grande Otelo. A estátua e a placa que explicava a escultura foram arrancadas do pedestal durante a madrugada.
O g1 e a TV Integração entraram em contato com a Polícia Militar (PM), que informou que não há nenhum registro de boletim de ocorrência sobre o caso. A Prefeitura Municipal de Uberlândia disse que está apurando o ocorrido e que ainda não vai se posicionar.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Essa é a segunda estátua a desaparecer da praça em menos de um mês. No dia 28 de junho, o busto do ex-prefeito de Uberlândia Tubal Vilela da Silva foi furtado da praça batizada em sua homenagem.
tubal vilela busto furto uberlândia
Redes Sociais/Reprodução
Na época, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade providenciou a elaboração de boletim de ocorrência sobre o caso e um ofício foi enviado aos comandos da Polícia Civil e da Polícia Militar de Minas Gerais para solicitar empenho na investigação e prevenção de novas ocorrências que prejudiquem o patrimônio e a história da cidade. Ninguém foi preso.
“A população pode auxiliar denunciando atos que atentem contra o patrimônio público pelos números 190 ou 181”, informou a Secretaria de Comunicação (Secom) em nota de repúdio.
Busto de ex-prefeito Tubal Vilela é furtado de praça em Uberlândia; veja o antes e o depois
Busto do túmulo do escritor Nelson Rodrigues é furtado de cemitério
Quem foi Grande Otelo
Sebastião Prata, o “Grande Otelo”, foi um dos principais expoentes artísticos de Uberlândia. Ator, comediante, cantor, produtor e compositor, ele deixou a cidade em 1923 para se destacar em várias produções pelo Brasil.
O ator, comediante, cantor, produtor e compositor brasileiro Grande Otelo
Mila Petrillo/Reprodução
Por mais de 60 anos ele foi protagonista de filmes, novelas e peças teatrais. Ele passou por todas as escolas do cinema brasileiro, se tornando um dos poucos negros à época a ocupar um lugar de destaque no cenário artístico brasileiro.
Quando finalmente ingressa no mundo artístico de fato, Sebastião engrena no sucesso e não volta mais ao anonimato até morrer em 26 de novembro de 1993.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.